A Prefeitura de Montes Claros não para e continua em ritmo intenso, executando as obras de construção da nova ponte sobre a linha férrea, na divisa dos bairros Floresta e JK, na região do Grande Renascença. Na manhã de sábado (13/4), a empreiteira responsável pela obra colocou as vigas de concreto na base de sustentação da ponte. São seis vigas, cada uma com peso de 18,6 toneladas e comprimento de 17 metros, 60 centímetros de largura e altura de 90 centímetros.
Nesta semana, a empresa vai colocar as placas pré-moldadas e as ferragens para receber a concretagem. Devido à complexidade da obra, associada ao período chuvoso com altos índices pluviométricos, o cronograma de entrega precisou ser alterado. A ponte deverá ser entregue à população em maio. Vale destacar que as bases de sustentação são compostas por seis tubulões, de pouco mais de seis metros de profundidade (começando quase na base do asfalto, e passando cinquenta centímetros abaixo da linha férrea).
A parte de implantação de ferragem do lado do Bairro Floresta está pronta, aguardando somente a colocação da proteção de madeira. É importante ressaltar que a obra atenderá a uma antiga reivindicação dos moradores da região e de usuários da Avenida Minas Gerais, além dos estudantes que se dirigem diária mente às várias unidades de ensino superior existentes naquela área. A antiga ponte era um gargalo que resultava em grandes filas, sobretudo nos horários de pico, por passar somente um veículo por vez. A nova construção terá pista dupla, ampliando consideravelmente a fluidez do trânsito local.
Há anos a velha ponte vinha sofrendo com o desgaste natural do tempo e o aumento do tráfego de veículos, o que contribuiu para que ela ficasse totalmente vulnerável. Quando concluído o novo acesso, o tráfego vai ser mais organizado, garantindo maior segurança para motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres.