A Venda do Fred e as Cavernas do Peruaçu foram as grandes vencedoras na 3ª edição do Prêmio Cumbucca de Gastronomia, realizado na terça-feira (18), no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes, em Belo Horizonte. O evento contou com presença da secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Bárbara Barros Botega, autoridades, imprensa e um público de cerca de 2 mil pessoas.
A chef Juliana Dourado e o empresário Fred Rocha subiram ao palco para receber o Prêmio Cumbucca, na categoria Mercearia/ Empório, resultado da excelência e a imensa diversidade da culinária de Minas Gerais, do coração da capital às tradições do interior. A Venda do Fred se destaca como empreendimento de Montes Claros, que reconhece e valoriza o comércio que representa e divulga os produtos típicos da região a valorização da cultura alimentar e do turismo gastronômico do estado.
À frente da Venda do Fred, a chef Juliana Dourado traz o talento e a tradição do Norte de Minas em pratos especiais que agora ganham um merecido destaque. “Orgulho imenso de levar nossa cozinha para o Prêmio Cumbucca e ainda sair campeã. Agradeço ao meu companheiro Fred Rocha pelo apoio e incentivo para fazer pratos que carregam além da técnica de preparo, a culinária afetiva, aquela que vem com a nossa cultura e a nossa identidade”.
Fred Rocha ressalta que o reconhecimento que o Prêmio Cumbucca traz para a cozinha do interior é um verdadeiro divisor de águas. “Hoje podemos levar o nome de Montes Claros para um lugar que já é merecido, onde o Norte de Minas mostra para toda Minas Gerais o destaque no grande mapa gastronômico do nosso estado”, destacou Fred Rocha.
Fred Rocha ressalta que o reconhecimento que o Prêmio Cumbucca traz para a cozinha do interior é um verdadeiro divisor de águas. “Hoje podemos levar o nome de Montes Claros para um lugar que já é merecido, onde o Norte de Minas mostra para toda Minas Gerais o destaque no grande mapa gastronômico do nosso estado”, destacou Fred Rocha. um merecido destaque. “Orgulho imenso de levar nossa cozinha para o Prêmio Cumbucca e ainda sair campeã. Agradeço ao meu companheiro Fred Rocha pelo apoio e incentivo para fazer pratos que carregam além da técnica de preparo, a culinária afetiva, aquela que vem com a nossa cultura e a nossa identidade”.
Fred Rocha ressalta que o reconhecimento que o Prêmio Cumbucca traz para a cozinha do interior é um verdadeiro divisor de águas. “Hoje podemos levar o nome de Montes Claros para um lugar que já é merecido, onde o Norte de Minas mostra para toda Minas Gerais o destaque no grande mapa gastronômico do nosso estado”, destacou Fred Rocha.
Outro destaque da noite foi para as Cavernas do Peruaçu, em Januária, que levou o prêmio na categoria Roteiro Gastronômico. Criado em 2023 pelo empresário e produtor Marcelo Wanderley, o prêmio é uma iniciativa de relevante impacto estadual, com ações consistentes que movimentam todo o setor em Minas Gerais. “O Cumbucca celebra a gastronomia mineira com o que ela tem de melhor. Queremos incluir cada catinho do estado e potencializar seus talentos como os do Norte de Minas, que estão aqui hoje representados pela Venda do Fred e pelas Cavernas do Peruaçu”.
O Prêmio Cumbucca é considerado fundamental para o reconhecimento da cozinha geraizeira, que é rústica, afetiva e rica em memória. Ao contemplar iniciativas em todo o estado, em categorias como Mercearia/Empório e Restaurantes no Interior, a premiação destaca a autenticidade dos territórios.
Essa visibilidade é essencial para:
• Valorizar a Cultura e a Memória: A Cozinha Geraizeira utiliza ingredientes típicos como pequi, baru, umbu, carne serenada e arroz de pilão, e o prêmio amplifica o reconhecimento dessas tradições.
• Impulsionar o Turismo Gastronômico: O reconhecimento de casas do interior, como a Venda do Fred, reforça Minas Gerais como um destino de turismo gastronômico diversificado, gerando fluxo e desenvolvimento para as regiões.