[views count="1" print="0"]

Norte de Minas recebe 40 profissionais

Montes Claros sedia nesta quinta-feira (11), encontro de acolhimento de 40 médicos intercambistas que, a partir deste ano, passam a trabalhar em 21 municípios do Norte de Minas como integrantes do Programa Mais Médicos, coordenado pelo Ministério da Saúde.

Montes Claros sedia nesta quinta-feira (11), encontro de acolhimento de 40 médicos intercambistas que, a partir deste ano, passam a trabalhar em 21 municípios do Norte de Minas como integrantes do Programa Mais Médicos, coordenado pelo Ministério da Saúde. O evento acontecerá a partir das 8h30, no auditório do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Área Mineira da Sudene (Cimams).

Para o acolhimento dos novos profissionais o evento contará com a participação de representantes do Ministério da Saúde; da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG), representada pela Superintendência e pela Gerência Regional de Saúde de Montes Claros e Pirapora, respectivamente; Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems); supervisores e tutores da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e coordenadores municipais de atenção primária à saúde.

O coordenador de Redes de Atenção à Saúde da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros (SRS), João Alves Pereira explica que “o Módulo de Acolhimento e Avaliação do Programa Mais Médicos é uma etapa que acontece de modo presencial, envolvendo os profissionais, gestores municipais de saúde e a SES-MG, com o objetivo de contextualizá-los sobre os serviços de atenção primária que integram o Sistema Único de Saúde (SUS), bem como o funcionamento das redes de atenção à saúde”.

Ao todo, o Módulo de Acolhimento e Avaliação compreende 140 horas sob a coordenação dos ministérios da Saúde e da Educação, contemplando conteúdo mínimo da legislação referente ao sistema de saúde brasileiro; funcionamento e atribuições do SUS; protocolos clínicos de atendimentos e código de ética médica.

Outras vinte horas são de responsabilidade dos municípios e do estado, com abordagem de protocolos e diretrizes específicas dos locais onde os médicos vão trabalhar.

NORTE DE MINAS

Patrícia Lima Magalhães, referência técnica da Coordenadoria de Redes de Atenção à Saúde explica que para a área de atuação da SRS de Montes Claros foram selecionados 36 médicos para trabalhar em 18 municípios. As localidades contempladas são: Montes Claros (10 médicos); Salinas (4); Espinosa (3); Bocaiúva, Ninheira, Riacho dos Machados e Santa Cruz de Salinas (2 médicos para cada município); Berizal, Cristália, Indaiabira, Jaíba, Jequitaí, Padre Carvalho, Pai Pedro, Porteirinha, Rio Pardo de Minas, Rubelita e São João do Paraíso (um médico para cada município).

Outros três municípios da Gerência Regional de Saúde de Pirapora também vão receber quatro médicos intercambistas: Várzea da Palma (2); Pirapora e Santa Fé de Minas (um médico para cada localidade).

PROGRAMAÇÃO

Com duração de quatro horas, nesta quinta-feira o acolhimento dos profissionais que passam a atuar no Norte de Minas por meio do Programa Mais Médicos contemplará a abordagem de vários temas. Entre eles estão: Panorama e perspectivas dos programas de provimento profissional; apresentação das competências dos gestores e profissionais; atribuições dos tutores e supervisores no processo educacional; apresentação da proposta de continuidade do acolhimento, com a realização de etapas presenciais e por videoconferência.

Norte de Minas recebe 40 profissionais
Nesta quinta-feira, Montes Claros sedia acolhimento dos profissionais que vão atuar em 21 municípios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Região inicia uso de vacina mais segura
Região inicia uso de vacina mais segura
Vacina que protege bebês contra bronquiolite chega ao Brasil
Vacina que protege bebês contra bronquiolite chega ao Brasil
Cidade pede ao governo R$ 7 mi para hospital
Cidade pede ao governo R$ 7 mi para hospital
HDG destaca importância do Dia mundial de prevenção
HDG destaca importância do Dia mundial de prevenção
Mais de 90% dos municípios já aderiram à Política Estadual
Mais de 90% dos municípios já aderiram à Política Estadual
HDG promove ações no Setembro Amarelo
HDG promove ações no Setembro Amarelo
Região garante forte presença no II Seminário Estadual de Arboviroses
Região garante forte presença no II Seminário Estadual de Arboviroses
Médico alerta sobre o câncer de pênis
Médico alerta sobre o câncer de pênis
Doença e os principais sintomas
Infertilidade pode impactar na saúde mental de homens e mulheres
Conheça os dez benefícios da couve
Estado inicia preparação para enfrentar dengue e chikungunya
Tratamentos do câncer no fígado
Causas, tipos e tratamento
Prevenção contra sinais e sintomas do câncer de pênis
Seminário será aberto de manhã com realização de mesa redonda
PRF está proibida de realizar bloqueio durante as eleições, diz Lewandowski
Preso suspeito de tentativa de homicídio em Porteirinha
Motociclista morre após bater em cavalo
Operação Eleições 2024 vai ter 38 mil policiais atuando em MG
Maconha e armas apreendidas após mulher ameaçada acionar a polícia