Foi realizado nessa terça-feira (12), em Montes Claros, o curso de capacitação das coordenadorias municipais de Defesa Civil, a ser realizado no auditório da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams), em Montes Claros, quando a Defesa Civil nacional orientará os municípios sobre como captar recursos. O evento acontece no momento em que o Norte de Minas atravessa a pior seca de sua história, pois em pleno mês de dezembro ainda não ocorreu chuvas.
O presidente da Amams e prefeito de Padre Carvalho, José Nilson Bispo de Sá, o “Nilsinho”, disse que a expectativa é que o Estado anuncie ações concretas, como cestas básicas e distribuição de água potável para o consumo humano.
Atualmente, 70 municípios do Norte de Minas estão com o decreto de situação de emergência reconhecido pela Secretaria nacional de proteção e defesa civil, nas a despeito desta situação legal, nenhuma ajuda foi liberada ainda, o que levou a Amams a cobrar socorro tanto ao estado como a união. O mesmo curso de capacitação está sendo ministrado em Brasília de Minas, Janaúba e Salinas, desde ontem. “Precisamos sair do campo teórico para o prático. A capacitação é fundamental, porém, é preciso socorrer as vítimas da seca” – explica o presidente Nilsinho.