Em reunião extraordinária realizada nessa terça-feira (15/10), o Comitê de Combate às Arboviroses de Montes Claros anunciou uma série de ações no enfrentamento ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus. A assembleia na Secretaria Municipal de Saúde (SMS) contou com a presença de integrantes de diversas patas municipais, de órgãos públicos parceiros e de empresas privadas, além de membros da sociedade civil organizada.
Durante a reunião foram apresentadas as medidas consideradas permanentes no combate aos focos do Aedes aegypti, incluindo ações educativas, recolhimento de pneus, de amostras e levantamento do índice de infestação. Foram anunciadas ainda duas novas ações. Uma delas, que já começa nesta quartafeira (16/10), é a utilização de drones no combate ao mosquito. O serviço será realizado nos bairros Santa Rafaela, Maracanã, Monte Carmelo, Jardim Alvorada e Centro.
A principal missão do aparelho será sobrevoar áreas de difícil acesso. A partir da localização de focos, agentes do CCZ serão alertados para comparecerem ao local. Se a residência ou lote estiverem inacessíveis, o próprio drone terá capacidade para aplicar larvicidas biológicos diretamente no foco. Outra medida será a retomada dos mutirões de coleta, mais conhecidos como “Dias D de Combate à Dengue”. Como em todos os anos, esses mutirões serão realizados em toda a cidade através de ações semanais, com a divisão por regiões.
Durante os mutirões, agentes e voluntários percorrerão os bairros para o recolhimento de pneus, baldes, latas, garrafas de vidro, garrafas pets, carcaças de tanquinhos, geladeiras, ferro-velho, caixas d’água em desuso, tambores, lonas, brinquedos, canos e copos descartáveis. As ações serão realizadas em seis macrorregiões, respeitando o seguinte cronograma: Delfino Magalhães (19/10); Independência (26/10); Santos Reis (9/11); São José (23/11); Maracanã (30/ 11); e Major Prates (7/12).