Com o objetivo de reforçar o alerta à população para o crescente aumento de casos notificados de doenças transmitidas neste ano pelo mosquito Aedes aegypti, 35 municípios que compõem a área de atuação da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros (SRS) realizam neste sábado (24), um grande mutirão de limpeza. A iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG) denominada “Minas Unida no Combate ao Mosquito Aedes” terá a participação de aproximadamente 400 municípios de todas as regiões do Estado.
Nessa quinta-feira (22), dados do Portal da Vigilância das Arboviroses em Minas Gerais apontam que em todo o Estado já foram notificados 298 mil 821 casos de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. Desse total foram confirmados 93 mil 059 casos de dengue; 19 mil 256 casos de febre Chikungunya e seis de Zika vírus. Ainda de acordo com o Portal da Vigilância até o momento já foram confirmados 41 óbitos causados por doenças transmitidas pelo Aedes aegypti (36 de dengue e cinco por febre Chikungunya). Outros 155 óbitos estão em investigação.
Agna Soares da Silva Menezes, coordenadora do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cieves) na Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros (SRS) observa que a grande quantidade de casos notificados e confirmados de arboviroses registrados neste ano em Minas Gerais traz muitas preocupações não apenas para os serviços de vigilância epidemiológica e de saúde do Estado e dos municípios, bem como para os serviços de atendimento de demandas de saúde da população.
Isso porque, “o período chuvoso aliado a dias em que as temperaturas estão mais elevadas propicia ambiente favorável à proliferação do Aedes aegypti e, consequentemente, o risco de transmissão de doenças aumenta consideravelmente. Por esse motivo, a mobilização da população para a eliminação de focos do mosquito, que em sua grande maioria se encontram dentro de residências, é de fundamental importância”, pontua Agna Menezes.
O Portal da Vigilância das Arboviroses mantido pela SES-MG aponta que até esta quinta-feira os 96 municípios que compõem a macrorregião de saúde do Norte de Minas contabilizam 16 mil 959 casos notificados de arboviroses. Desse total, já foram confirmados 2 mil 928 casos, distribuídos da seguinte forma: 2 mil 889 casos dengue; 38 de febre Chikungunya e um caso de Zika vírus.
Em 54 municípios que com põem a área de atuação da SRS de Montes Claros, neste ano já foram notificados 9 mil 534 casos de arboviroses e 1 mil 619 foram confirmados por meio de exames laboratoriais. Estão distribuídos da seguinte forma: 1 mil 586 casos de dengue; 32 de febre Chikungunya e um caso de Zika vírus. Um óbito por dengue foi confirmado no município de Bocaiúva.
MUTIRÃO – O mutirão de limpeza que será realizado neste sábado em todo o Estado visa o recolhimento de materiais inservíveis que acumulam água e propiciam a proliferação do mosquito Aedes aegypti.
A superintendente regional de saúde de Montes Claros, Dhyeime Thauanne Pereira Marques entende que “o grande número de municípios participantes da iniciativa liderada pela SES-MG revela a preocupação dos gestores na necessidade do reforço das ações de enfrentamento e eliminação de focos de proliferação do Aedes aegypti, visando a redução das doenças transmitidas pelo mosquito, bem como a ocorrência de óbitos”.
Na área de atuação da SRS de Montes Claros os 35 municípios que aderiram à realização do mutirão neste sábado são: Bocaiúva; Botumirim; Cristália; Curral de Dentro; Engenheiro Navarro; Francisco Dumont; Francisco Sá; Fruta de Leite; Gameleiras; Glaucilândia; Guaraciama; Itacambira; Jaíba; Janaúba; Josenópolis; Lagoa dos Patos; Mato Verde; Mirabela; Monte Azul; Montes Claros; Ninheira; Novorizonte; Padre Carvalho; Pai Pedro; Porteirinha; Riacho dos Machados; Rio Pardo de Minas; Rubelita; Salinas; São João da Lagoa; São João do Pacuí; São João do Paraíso; Serranópolis de Minas; Vargem Grande do Rio Pardo e Taiobeiras.