O Museu Regional do Norte de Minas (MRNM), vinculado à Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), está com a “Exposição Coletiva de Artes Visuais no Museu: + 01 é sempre melhor que 04 – Quem é Astra Gab Filpi + Ton Coutinho + Rose Andrade + Fred Flores + Mariana Aniceto? Somos Coletiva- Mentes!” aberta ao público. A mostra segue até sábado (12/12), sempre das 8 às 19h, na sede do MRNM, situado na Rua Coronel Celestino, 75, Corredor Cultural ‘Padre Dudu’, no centro histórico da cidade.
A iniciativa faz parte dos 21 dias de ativismo pelo fim da violência de gênero. O visitante deve doar, na entrada, itens de higiene para o Mesa Brasil Sesc (MBS). A exposição reúne objetos, imagens e narrativas que emergem de vivências reais. Cada obra é um fragmento de memória, anticapacitismo e reconstrução. Ao tornar visível o que tantas vezes é silenciado, a mostra convida à reflexão, ao acolhimento e ao compromisso coletivo de transformar a realidade humana.
Os autores convidam os interessados a percorrerem a exposição “com olhos que ouvem e ouvidos que olham, expandindo suas formas de perceber o mundo”. Além da exposição propriamente dita, a programação inclui palestras, rodas de conversa, exibição de filmes e oficina teórica e prática.
COLETIVA-MENTES
“Coletiva-Mentes” é o nome de uma iniciativa/empresa que se dedica a criar soluções colaborativas para o desenvolvimento humano e organizacional, ativando a cooperação e a inteligência coletiva. O objetivo é promover encontros, vivências e exposições de arte (como a recente “Olhos Repintando (In)Visibilidades”, em Montes Claros) que buscam o autoconhecimento e o bem-estar individual e coletivo.
O termo “mente coletiva”, por sua vez, refere-se a um conceito sociológico ou de ficção científica que descreve a inteligência compartilhada ou um conjunto de crenças e sentimentos comuns que unem indivíduos em um grupo ou sociedade, superando a soma do trabalho individual.
MBS O Programa Mesa Brasil Sesc (MBS) foi lançado em fevereiro de 2003, quando o país focava no desenvolvimento de ações de combate à fome para contribuir diretamente para a melhoria da situação nutricional precária vivida pela população brasileira. Atualmente, o MBS é uma rede de bancos de alimentos integrada por dezenas de unidades operacionais distribuídas pelos estados brasileiros, capitais e centenas de municípios do interior do país.