Estão abertas até o dia 10, domingo, as inscrições de profissionais interessados em participar do chamamento público para adesão ao Projeto Mais Médicos Especialistas (PMM-E). A iniciativa, coordenada pelo Ministério da Saúde, prevê a seleção de 36 médicos para atuação, em caráter imediato, em dez municípios do Norte de Minas, além da formação de um cadastro de reserva com 50 vagas.
O objetivo do Projeto é promover ações de aprimoramento em serviço de médicos especialistas em regiões prioritárias e áreas estratégicas voltadas ao atendimento de demandas do Sistema Único de Saúde (SUS).
Segundo o Ministério da Saúde “a estratégia tem como foco o desenvolvimento de competências clínicas, cirúrgicas e de gestão por meio de atividades teóricas e práticas, incluindo imersões presenciais, supervisão e mentoria, com vistas à ampliação do diagnóstico precoce, a redução do tempo de espera e o fortalecimento das redes de atenção especializada à saúde”.
Para municípios de todas as regiões de Minas Gerais a previsão é de que serão selecionados médicos para 110 vagas imediatas e outros 335 para formação de cadastro de reserva. Entre as especialidades para as quais serão selecionados profissionais estão: anestesiologia; colonoscopia; cirurgia geral; endoscopia; ultrassonografia; cirurgia ginecológica; radioterapia; cirurgia do aparelho digestivo; anatomia patológica com ênfase em oncologia e aprimoramento em ultrassonografia mamária diagnóstica.
Para quatro municípios da área de atuação da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros estão sendo disponibilizadas 17 vagas imediatas e 28 para cadastro de reserva. Estão distribuídas da seguinte forma: Hospital Municipal de Francisco Sá (26); Hospital Municipal de Bocaiúva (13); Fundação Hospitalar do Município de Espinosa (4) e Centro de Saúde de Porteirinha Marco Robério Martins (duas vagas).
Para cinco municípios da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Januária está prevista a seleção de 19 médicos para vagas imediatas e 21 para formação de cadastro de reserva. As instituições a serem contempladas são: Hospital Geral Brício de Castro Dourado, de São Francisco (21 vagas); Hospital Municipal de Januária (12); Unidade Básica de Saúde Mãe Joana Gonçalves Lisboa de Urucuia (4); Centro de Saúde Santo Antônio, de Luislândia (2) e a UBS Guardiões da Saúde, de Montalvânia (uma vaga).
Para o Hospital Municipal e Pronto Socorro de Várzea da Palma, integrante da área de jurisdição da GRS de Pirapora, será selecionado um médico anestesiologista para compor cadastro de reserva.
A coordenadora de Redes de Atenção à Saúde da SRS de Montes Claros, Denise Maria Lúcio da Silveira explica que “para todo o país as 635 vagas imediatas do primeiro ciclo do Projeto Mais Médicos Especialistas são destinadas a estados e municípios que já aderiram ao Programa Agora Tem Especialistas”.
De acordo com o Ministério da Saúde, “essa será uma oportunidade para médicos especialistas atuarem no SUS com a mentoria de profissionais de instituições de excelência do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS). É o caso dos hospitais paulistas Sírio-Libanês; Beneficência Portuguesa; AC Camargo Câncer Center; Hospital Alemão Oswaldo Cruz; Albert Einstein e HCor; do Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre, e dos hospitais universitários da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). Essas instituições funcionam como polos formadores, oferecendo suporte técnico, imersões presenciais, mentoria e acompanhamento pedagógico”, completa a coordenadora.
INSCRIÇÕES
As inscrições para participação no edital de chamamento público devem ser realizadas por meio do portal da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS), através do link https:// acesso.unasus.gov.br/
Para se inscrever o profissional precisa possuir certificado emitido pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) ou ser titulado pela Associação Médica Brasileira (AMB) nas áreas em que serão aprimorados. Os médicos selecionados receberão uma bolsa-formação de cerca de R$ 10 mil.
A seleção dos candidatos será feita com base no tempo de formação na especialidade para a qual se inscrever. A publicação da lista dos profissionais selecionados está prevista para o dia 5 de setembro. O acolhimento dos médicos pelas instituições formadoras está marcado para o dia 12 de setembro e o início das atividades está previsto para o dia 26 de setembro.