A Climatempo alertou sobre a intensa onda de calor do final do inverno e do começo da primavera há mais de uma semana. Como previsto, temperaturas muito elevadas começaram a ser observadas especialmente durante o primeiro fim de semana da primavera, que teve início astronômico às 3h50 de sábado (23/9). Em Montes Claros, os termômetros chegaram a 38ºC, no último domingo (24) e na tarde dessa segunda-feira a 39ºC, com 14% de índice de umidade relativa do ar.
Uma onda de calor é o resultado de um bloqueio atmosférico causado pela persistência de um grande sistema de alta pressão atmosférica sobre uma grande área, por vários dias consecutivos. A alta pressão atmosférica deixa o ar seco, inibe o crescimento e formação de nuvens e a ocorrência de chuva. Segundo a Organização Meteorológica Mundial, uma região enfrenta uma onda de calor quando a temperatura diária, em geral a máxima, fica ao menos 5°C acima da climatologia (valores médios de referência para período de 30 anos), por pelo menos 5 dias consecutivos.
No caso do Brasil, as alterações na circulação dos ventos sobre o país, impedem a mistura do ar quente com o ar mais fresco trazido pelas frentes frias, que estão sendo desviadas para alto mar depois de atuarem com força sobre o Rio Grande do Sul. Além disso, de setembro a novembro, o Hemisfério Sul naturalmente já é mais aquecido pelo Sol. Esse é um dos motivos que fazem com que a primavera seja uma estação de muito calor em grande parte do Brasil.
O sistema de alta pressão atmosférica que está causando esta onda de calor do início da primavera só deve começar a enfraquecer no final desta semana. Assim, até o dia 28, temperaturas muito altas ainda deverão ser observadas sobre a maioria das áreas do Sudeste e no Centro-Oeste, caracterizando uma onda de calor.
MONTES CLAROS – Para esta terça-feira (26), previsão temperatura máxima de 38ºC em Montes Claros, com mínima de 20ºC e índices de umidade relativa do ar entre os 18% e 68%. Nessa quarta-feira, a máxima deverá ser novamente de 39ºC, mínima de 22ºC e umidade do ar entre 19% e 64%. Nos próximos dias, a máxima deverá variar entre 33ºC e 38ºC, a mínima entre 23ºC e 17ºC e os índices de umidade relativa do ar entre os críticos 10% e 90%. Há previsão de pequenos volumes de chuvas para domingo (1º/10), quarta, quinta, sexta, sábado, domingo e a segunda-feira (9/10).