Foi inaugurada sexta-feira (19) à noite a nova Praça Pio XII, mais conhecida como Praça da Catedral no coração da cidade, agora com bancos para quem quiser relaxar ou mesmo descansar depois das compras pelo centro da cidade. A grama verde é um refresco, ajuda a amenizar a sensação de calor tão característica de Montes Claros, além de trazer aquele ar de paz. O coreto, garantia de espaço para apresentações de música, teatrais e pequenos shows valorizou ainda mais o espaço.
Cada elemento da praça, que já está aberta para a população, foi pensado para garantir que o local se tornasse acolhedor e aconchegante, onde é possível sentar para ver a vida passar ou observar o movimento do entorno, mas também pode se transformar no espaço de lazer e, ainda, das famosas promoções da belíssima Catedral Metropolitana de Nossa Senhora Aparecida, que emoldura a praça. Outra diferença é que a Praça Pio XII se tornou um espaço acessível.
A diarista Marli de Jesus foi conferir o novo espaço e gostou do que viu. “Gostei muito. Agora, depois que o pessoal sair da missa, pode se sentar, trazer as crianças para se divertirem. Ficou muito bom”, avaliou ela
O investimento da Prefeitura de Montes Claros para a construção da nova praça foi de R$ 730 mil. A intervenção, além de melhorar o ambiente urbano, trouxe mais segurança, comodidade e fluidez ao tráfego de pedestres que circulam pelo centro de Montes Claros.
Em cidades de clima quente e seco como Montes Claros áreas verdes são fundamentais. Por isso, a Praça conta com gramado e, ainda, árvores, que assim que estiverem maiores vão garantir sombra frondosa, ajudando a refrescar quem passar por lá. As áreas verdes nas cidades são importantes reguladoras climáticos, pois ajudam a melhorar a qualidade do ar, reduzindo ilhas de calor e auxiliando na adaptação às mudanças climáticas, sendo um investimento vital em saúde pública e planejamento urbano sustentável.
