O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e o município de Luislândia, no Norte de Minas, firmaram Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), por meio do qual o ente municipal reconhece a necessidade de realização de concurso público para o preenchimento de cargos vagos na administração pública.
Pelo TAC, ficou acordado que o município de Luislândia, entre Brasília de Minas e São Francisco vai apresentar, no próximo mês, o cronograma para divulgação do edital do concurso, a ser realizado no mês de novembro de 2024. O acordo também estabelece que o município deve realizar concurso público para as vagas ocupadas por contratações que se estenderam de outras administrações.
A medida foi necessária após o MPMG constatar a existência de situações de contratações irregulares de pessoal pelo Município, em desconformidade aos requisitos da impessoalidade, da moralidade e da necessidade temporária de excepcional interesse público. Em caso de descumprimento das cláusulas do TAC, o município está sujeito ao pagamento de multa.