O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Tadeu Martins Leite, do MDB, foi agraciado pelo Ministério Público do Estado (MPMG) com a Medalha de Honra Promotor de Justiça Francisco José Lins do Rego Santos. A solenidade foi realizada na noite da última sexta-feira, em Belo Horizonte e contou com a presença da 1ª vice-presidente da ALMG, deputada Leninha, do PT.
Além do presidente da ALMG, receberam a mesma homenagem o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça; o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Antônio Carlos Ferreira e o corregedor nacional do Ministério Público, Oswaldo D’Albuquerque. Já o presidente eleito do STF, ministro Luís Roberto Barroso, recebeu do MPMG a honraria máxima: o Grande Colar.
Barroso falou em nome dos homenageados e lembrou que a solenidade foi realizada na mesma data em que se comemora o Dia Internacional da Democracia. “A palavra de ordem hoje é pacificação. Precisamos reaprender a conversar sem ofensas ou agressões. Quem pensa diferente de mim não é meu inimigo, mas meu parceiro na construção de um mundo plural e democrático”, defendeu.
O procurador-geral de Justiça de Minas Gerais e chanceler da Medalha, Jarbas Soares Júnior, reforçou a importância da democracia, fez críticas à “barbárie do 8 de janeiro” – numa referência à série de vandalismos, invasões e depredações do patrimônio público em Brasília – e enfatizou que o único caminho para o País é o democrático. Já o governador em exercício, Mateus Simões, do Novo, destacou a importância do respeito às instituições.
ELOGIO AO PRESIDENTE – Em seu discurso como chanceler da Medalha, Jarbas Soares Júnior disse que o presidente da ALMG foi “uma grata revelação do Estado”. Classificando-o como “jovem, mas não inexperiente”, o procurador-geral afirmou que Tadeu Martins Leite é uma das mais importantes figuras do cenário político de Minas e agradeceu seu inestimável apoio ao Ministério Público de Minas. “Tadeuzinho é o fiador da harmonia entre os Poderes”, concluiu.
Logo após a cerimônia, o presidente da ALMG contou que ficou emocionado com a honraria. “É muito bom saber que a harmonia e o diálogo permanecem através da Assembleia com todas as instituições e os Poderes, resguardando a independência de cada um”, afirmou. E destacou: “Essa medalha que recebo hoje não é para mim, mas para toda a Assembleia de Minas”.
A Medalha de Honra do Ministério Público do Estado é uma das três modalidades da Medalha do Mérito Promotor de Justiça Francisco José Lins do Rego Santos, destinada a agraciar pessoas por seus méritos e relevantes serviços prestados à cultura jurídica ou ao Ministério Público. As outras modalidades da Medalha do Mérito são: Grande Colar e Comenda.