LOGO NOVO JORNAL DE NOTÍCIAS
[views count="1" print="0"]

Motos são maioria em 44 municípios

Em Montes Claros, os automóveis representam 53,54% da frota, mas número de motos é o 3º maior de Minas

Uma em cada três cidades brasileiras tem mais motos registradas do que qualquer outro tipo de veículo motorizado. Segundo dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) de setembro de 2022, em 1.903 cidades, a moto é o veículo mais registrado. Em 3.665, o carro fica no topo da lista. Em apenas uma, Carmésia (MG), o ônibus lidera. A distorção é decorrente da existência de uma empresa de viagem de ônibus no local, o que aumenta o número de registros de emplacamento desse tipo de veículo por lá. Além de carros e motos, os dados da Senatran consideram também caminhonetes, caminhões e outros tipos de veículos.

No Norte de Minas, 44 cidades, praticamente a metade da região, têm mais motocicletas do que carros, inclusive as maiores, à exceção de Montes Claros. Em Janaúba, por exemplo, as motos representam 53,59% da frota. Em Januária, 55,28% da frota são motocicletas. Em outras cidades da região, as motos dominam com mais de 50%: São Francisco (53,85%), Itacarambi (55,85%), São João da Ponte (51,84%), Varzelândia (58,77%), Ibiracatu (54,63%), Icaraí de Minas (55,25%), Pintópolis (53,96%), Ubaí (50,49%), Cônego Marinho (57,75%).

Outras cidades norte-mineiras dominadas pelas motos são Porteirinha (56,29%), Rio Pardo de Minas (55,63%), Indaiabira (50,15%), São João do Paraíso (51,73%), Ninheira (52,94%), Santa Cruz de Salinas (53,76%), Rubelita (52,15%), Cristália (55,95%), Josenópolis 56,41%), Vargem Grande do Rio Pardo (57,77%), Montezuma (57,77%), Espinosa (59,84%), Gameleiras (56,44%), Monte Azul (59,53%), Jaíba (51,98%), Pai Pedro (63,88%), Riacho dos Machados (53,69%), Fruta de Leite (50,72%), Serranópolis de Minas (62,37%), Verdelândia (56,91%), Juramento (50,48%), Varzelândia (58,77%). Outras 12 cidades do Norte de Minas também têm mais motos do que carro, mas com percentuais abaixo de 50%.

MONTES CLAROS

Em Montes Claros, os automóveis representam 53,54% da frota de quase 250 mil veículos, mas a cidade tem a terceira maior frota de motocicletas de Minas Gerais, atrás apenas de Belo Horizonte e Uberlândia. De acordo com dados de novembro divulgados pela Senatran, o município tem 97.272 veículos da linha de duas rodas. No caso de Montes Claros, o registro é de apenas motocicletas e motonetas.

CENÁRIO NACIONAL

As motos são ainda mais populares no Norte do país. Na região, 8 em cada 10 cidades têm mais motos registradas do que carros ou qualquer outro veículo. No Nordeste, 7 em cada 10 motos. O número de motos registradas no Brasil cresceu mais de 5 vezes nos últimos 20 anos: de 5,7 milhões de veículos em 2003, saltou para 21,9 milhões em 2013 e para 32,3 milhões em 2023 (até setembro). A quantidade de carros também subiu, mas em um ritmo menor. De 26,6 milhões para 76,3 milhões – quase triplicou, portanto. Essa diferença fez com que as motos passassem de 16% da frota de veículos automotores (em 2003) para quase 28% (em 2023).

Em números absolutos, porém, o Brasil continua a ter mais carros do que motos: 64% da frota brasileira ainda é de quatro rodas. Com a orientação de especialistas, foram considerados como “carros” os veículos que estavam registrados no banco de dados como “Automóvel”, “Caminhonete”, “Caminhoneta” e “Utilitário”. Os registros “Motocicleta”, “Motoneta”, “Ciclomotor” e “Triciclo” foram considerados como “motos”. Para especialistas ouvidos pela reportagem do G1, três fatores estão por trás do aumento da proporção de motos na frota brasileira:

COMPRAR MOTO SAI MAIS BARATO

O pesquisador do Instituto de Pesquisa Avançada (Ipea) Rafael Pereira afirma que aumento da renda nas últimas décadas criou o contexto ideal para a compra de motos. “A população de classe baixa quer sair do transporte público e tem duas opções: ou compra carro ou compra moto. Como a moto é mais barata, acaba sendo mais atraente para uma parcela dessa população”, disse.

CARRO POPULAR SUMIU

Analista do setor e ex-diretor de montadoras como Ford e Volkswagen, Flavio Padovan ressalta que o preço dos carros subiu e o carro popular “sumiu” do mercado. “Nós já chegamos a ter 3,5 milhões de veículos vendidos [carros comerciais leves] por ano, e hoje estamos rodando em 2 milhões. Ou seja, 1,5 milhão de consumidores sumiram”, afirmou ele. De acordo com a Bright Consulting, de 2016 até agora o preço médio dos veículos vendidos no brasil subiu de R$ 19 mil em 2016 para R$ 138,6 mil em 2023.

PLATAFORMAS DIGITAIS

Aplicativos de entrega também são citados como um dos responsáveis pelo atual cenário. “Principalmente durante e após a pandemia [de covid-19], notamos um aumento significativo do licenciamento de motos, principalmente devido aos serviços de logística de last mile [etapa final, em que produto é entregue ao cliente] e entregas de comida e pequenos objetos”, avalia Paulo Miguel Júnior, conselheiro gestor da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA). (Gabriel Croquer – g1)

Motos são maioria em 44 municípios
EM MONTES CLAROS, há mais carros do que motocicletas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

VELÓRIO SÃO GERALDO
Parceria garante revitalização de velório
Município ganha mais 3,7 mil "filhos"
Município ganha mais 3,7 mil "filhos"
Estado promove primeiro Seminário Mineiro de Irrigação
Estado promove primeiro Seminário Mineiro de Irrigação
Agência Móvel da Copasa chega ao Bairro Maracanã na segunda
Agência Móvel da Copasa chega ao Bairro Maracanã na segunda
Uso de óleo de cannabis pauta debate
Uso de óleo de cannabis pauta debate
Projeto incentiva aquisição de sistemas de energia solar
Projeto incentiva aquisição de sistemas de energia solar
Copasa fará licitação em busca de soluções na área de saneamento
Copasa fará licitação em busca de soluções na área de saneamento
Prazo já começou para declaração do ITR
Prazo já começou para declaração do ITR
Realizado encontro da Juventude Rural na região
Aprovada continuidade de licitação do setor elétrico
Sine disponibiliza 125 vagas de empregos em Montes Claros
Ação busca garantir vagas para pessoas com deficiência
Dnocs atua na garantia de direitos e respeito à diversidade
Governo esclarece regras para convocação de deficientes
Tratores compactos facilitam manobras em parreiras estreitas
Agentes do algodão focam no cumprimento de contratos
Cruzeiro assimila o passado para tentar avançar na Sul-Americana
América defende invencibilidade em casa
Exportações enfrentam queda em faturamento e volume
Simulado do Enem garante vaga em universidades públicas
Sisema discute áreas prioritárias