Moradores do Bairro Canelas II – Região do Grande Major Prates reclamam do grande depósito de lixo ao céu aberto que está acumulado em uma área próximo a um Lixão na Rua Herculano Miranda. O entulho vem sendo retirado pelos próprios moradores, que culpam a prefeitura pela sujeira, entupimento e alagamentos. A água subiu quase 1 metro e meio nas residências e lotes durante as últimas chuvas que caíram em Montes Claros.
O morador e motorista José Eduardo Ribeiro ficou a manhã toda dessa segunda-feira (8) teve muito trabalho para retirar a sujeira e foi obrigado a capinar durante o sol quente toda a frente de um imóvel de propriedade da sua família, que é murado e frequentemente é limpo para evitar a proliferação da dengue e outras doenças transmissíveis pelo mosquito Aeds aegyti, além de muitos pernilongos.
A Rua Herculano Miranda está com muita água empoçada da chuva forte da semana passada e muito e entulho acumulado naquele local, esquina com a Avenida Francisco Gaetani. O forte odor do local também vem incomodando moradores do bairro, pois muitas pessoas jopgam bichos mortos por lá.
Segundo eles, a obrigação é da prefeitura em limpar as ruas e os passeios. Na tarde dessa segunda-feira, a reportagem flagrou um caminhão e carroças largando galhos e restos de material de construção naquelas proximidades de uma oficina (ferro-velho) e várias marcenarias ali estabelecidas.
Contudo, afirmam ao NJN, que as guias do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) já chegaram na semana passada em todos os domicílios e mesmo nos lotes vagos com valores altos do que em 2023 e que o jeito é parcelar em sete vezes sem juros.
Uma moradora e comerciante, que não quis ser identificada, conversou com a reportagem do NOVO JORNAL DE NOTÍCIAS e contou detalhes. “É uma situação muito desagradável com tantos buracos e o asfalto não existe. Desde que foi autorizado o loteamento há mais de 25 anos até agora ninguém fez nada há vários anos.
“Até onde sei, este local ficou de porte da prefeitura para a possível, agora, que temos é um lixão a céu aberto. Esperamos que recolham e que se tenha um destino adequado”. Segundo ela, muitos mosquitos, moscas, baratas, ratos e até cobras, escorpiões, entre outros animais peçonhentos aparecem por aqui, conclui.
O vice-prefeito Guilherme Guimarães prometeu no início do ano mais atenção ao Canelas II, onde os moradores reclamam da falta de limpeza e retirada do entulho pela Secretaria de Serviços Urbanos (SSU).