Os moradores de Monte Azul, no Norte de Minas, vão protestar neste sábado, ao lado do Restaurante de José Maria, às 7 horas, no trevo da cidade e de Mato Verde contra a situação da MGC-122, que está quase toda esburacada, principalmente, depois das fortes chuvas que caem na região. Além de resultar em acidentes de trânsito e prejuízos entre Janaúba, passando por Porteirinha, Mato Verde, Monte Azul até Espinosa, perto da Bahia, a manifestação tem como objetivo cobrar do governador Romeu Zema (Novo) o recapeamento de todo o trecho da rodovia junto ao DER e a Seinfra no Estado.
O presidente da Câmara de Monte Azul, Sílvio Luiz Araújo, além de colegas do Legislativo, secretários municipais se reuniram na MGC-122, onde pediram socorro nesta semana para olhar para a estrada, que está cheia de crateras.
O presidente do União Brasil, Geraldo Teixeira, o Gêra Despachante também reforça a cobrança, além dos prefeitos de Monte Azul, Mamonas, Gameleiras, entre outros municípios estão solicitando das lideranças regionais e dos deputados da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) mais empenho para que seja aberta licitação para contratação de empresa responsável pelo recapeamento da 122.
De acordo com as autoridades regionais, a situação já passou do limite, pois são mais de 35 anos esperando pelo recapeamento, conforme denúncia ao NOVO JORNAL DE NOTÍCIAS, o coordenador municipal da Defesa Civil de Monte Azul, Robson Pereira e colegas secretários, além do de Serviços Urbanos, Sandro Ferreira, entre outros.
Também o sitiante Francisco de Assis Carvalho, o Chico, e o enteado Cleyton Rafael Jorge de Souza, em contato com a reportagem do NJN, lamentam a triste situação da MGC-122, que sempre há registros de acidentes fatais e com feridos há várias décadas. Eles residem no sítio Flor de Mandacaru situado a 12 quilômetros de Monte Azul e seis de Mamonas, cortado pelo rio do Tabuleiro, na localidade rural de Barreiro da Cruz, divisa de Monte Azul com Mamonas. Segundo eles, a estrada de terra foi prejudicada pelas últimas chuvas, tem muitas pedras grandes, mas serão reformadas pela Secretarias de Agricultura e de Obras, conforme garantiu nessa sexta-feira (23), ao NJN, o prefeito Paulo Dias Moreira e o secretário Maxs Sandro Ferreira, que acumula a Serviços Urbanos no município de Monte Azul.