A oportunidade de opinar sobre onde e como o Governo de Minas deve investir seus recursos está aberta para todos os mineiros com a Revisão 2025 do Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) 2024-2027. O quarto encontro da etapa de interiorização acontece em Montes Claros, nesta sexta-feira, 1º, possibilitando a participação de moradores do Norte e Nordeste do Estado nas discussões.
O PPAG apresenta a previsão de alocação de recursos do Executivo por um período de 4 anos. Anualmente, o plano é revisto pela população em um processo coordenado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), com o objetivo de adequá-lo ao orçamento do ano seguinte. Este ano, os encontros no interior debaterão a prioridade de investimentos em duas áreas: Agricultura e acesso à água; e Cultura. Em Montes Claros, a atividade acontece no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Unimontes. As inscrições pelo portal da Assembleia se encerraram na tarde dessa terça-feira
PROGRAMAÇÃO DO ENCONTGRO – A agenda em Montes Claros começa às 8h30, com o credenciamento, seguido da abertura às 9h30. A partir das 10h10, serão fornecidas informações sobre o planejamento do Estado. A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) apresentará o projeto de revisão do PPAG para 2025 com a distribuição regional e temática das despesas e abordará a execução das emendas por sugestão popular em 2023 e 2024 na região.
Após atividade de alinhamento, haverá exposição da consultoria da ALMG sobre Parlamento, planejamento e orçamento público. A partir das 11 horas, começam os grupos de trabalho sobre os temas previstos. Após o almoço, há a discussão das sugestões populares por subgrupo e apresentação das propostas formuladas. O encerramento está previsto para 17h.
MONITORAMENTO ON-LINE – A população também poderá enviar sugestões para revisão do PPAG por meio de uma consulta pública entre os dias 21 de outubro e 3 de novembro, no Portal da ALMG. Além disso, entre os dias 22 e 24/10 e 30 e 31/10, foram promovidos encontros on-line de monitoramento, abrangendo os vários temas das políticas públicas, uma novidade desta edição. Na etapa final, ocorrerão ainda reuniões presenciais na capital, entre os dias 5 a 8/11, na Escola do Legislativo, em Belo Horizonte. As regras para participação ainda serão definidas.