A eleição para a escolha do novo prefeito de Montes Claros, pode ser definida neste domingo, em 1° turno. Pelo menos é o que aponta pesquisa divulgada nessa quinta-feira (3 de outubro), realizada pelo Instituto Veritá. De acordo com o levantamento, nos votos válidos, Guimarães Guimarães (União) aparece com 73,6% das intenções de votos, seguido por Ruy Muniz (PSB), com 10,7%, ou seja, quase 63% à frente do segundo colocado.
Em seguida, aparecem os deputados federais Délio Pinheiro (PDT) e Paulo Guedes (PT), que estão tecnicamente empatados com 5,7% e 5,5%, respectivamente. Já Maurício (PL) foi citado por 3,4% dos entrevistados. A pesquisa também cita o empresário Fábio Máquinas (PMN), que aparece com 1% dos votos.
A pesquisa ouviu 810 pessoas entre 28 de setembro e 2 de outubro de 2024. A margem de erro é de 3,5% pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. O registro da pesquisa junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) é MG-02883/2024. Com esta, somam-se cinco pesquisas registradas no TRE, em que Guilherme está à frente com mais de 70% dos votos válidos.
Candidato de Humberto Souto
Vale lembrar que Guilherme Guimarães é o nome apoiado pelo atual prefeito Humberto Souto, que tem seu governo aprovado em mais de 90%. Na semana passada, a Prefeitura de Montes Claros e o prefeito foram agraciados com o Prêmio Melhor Administração 2024, pelo Conselho Regional de Administração de Minas Gerais (CRA-MG). Com o reconhecimento, Montes Claros lidera no ranking de Índice de Governança Municipal entre 161 cidades com mais de 100 mil habitantes e se destaca em 2° lugar em nível nacional.