Será instalado neste sábado (6/12) o Leo Clube Montes Claros, entidade que reúne jovens e adolescentes, que trabalham para servir, dentro do espírito do leonismo, e ele é vinculado ao Lions Clube Montes Claros Sertanejo. Sua instalação será feita pelo presidente do Distrito Leo LC-4, Mauricio Naves Marques, e pela Governadora do Distrito LC-4, da Associação Lions Internacional, Maria Alcina Jardim Gonçalves e pela presidente do clube local, Tânia Raquel Queiroz Muniz.
A solenidade será às 20h, na residência da presidente Raquel Muniz, quando também se dará posse aos novos companheiros Léo e ao novo associado do Lions Clube Sertanejo. A maior cidade do Norte de Minas teve, há 50 anos, um Leo Clube vinculado ao Lions Clube Montes Claros Centro. O novo clube surge com 10 jovens, e será presidido pela acadêmica de medicina Ana Luiza Costa Magalhaes. Também reúne médica, acadêmicas de medicina, advogado e servido- res públicos.
A presidente do Lions Clube Montes Claros Sertanejo, Tânia Raquel Muniz, explica que desde sua posse, foi provocada pela governadoria do distrito LC-4 a criar este Leo Clube, e agora se sente honrada em concretizar este projeto. O Leo Clube é um programa de serviço comunitário global para jovens, organizado pelo Lions Clubs International, que visa desenvolver a liderança e promover o voluntariado.
O programa, voltado para jovens de 12 a 30 anos, oferece aos associados (chamados Leos) a oportunidade de servir suas comunidades, desenvolver habilidades de liderança e crescer como indivíduos, através de projetos de serviço, eventos sociais e atividades voltadas para o desenvolvimento pessoal. A sigla LEO representa as palavras Liderança, Experiência e Oportunidade.
O programa LEO não é apenas sobre a prestação de serviço, mas sim sobre como o serviço é um meio para que os jovens desenvolvam suas habilidades de liderança e outras qualidades pessoais. Existem dois tipos de clubes para diferentes faixas etárias: LEO Clube Alfa: para jovens de 12 a 18 anos, e LEO Clube Ômega: para jovens adultos de 18 a 30 anos, sendo o de Montes Claros o Ômega.
Os LEO Clubes fazem parte da rede global do Lions Clubs International e existem em mais de 153 países. O Brasil possui milhares de associados, divididos em diferentes Distritos, que são subdivisões administrativas. Os clubes realizam uma variedade de atividades, como campanhas de doação, eventos culturais, ações de conscientização e projetos sociais para ajudar a comunidade local. Os clubes possuem uma estrutura de liderança, com direto- rias renovadas anualmente, onde os jovens exercem funções de liderança. Cada LEO Clube é patrocinado por um Lions Clube, que oferece suporte e orientação ao programa, através de conselheiros, no caso de Montes Claros, os companheiros leões Jefferson Tolentino e Fernando Fialho Sena.