[views count="1" print="0"]

Montes Claros conquista prêmio nacional

cidade de Foz do Iguaçu foi o palco escolhido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para entregar a premiação às escolas que realizaram, em 2024, ações efetivas para a promoção de uma educação alimentar saudável, dentro da 6ª Jornada de Educação Alimentar e Nutricional (EAN). Uma das 20 premiadas, em um universo de 2 mil escolas que se inscrevem no projeto, está a montes-clarense Escola Municipal Dominguinhos Pereira (Caic Maracanã).

Para a nutricionista do educandário, Kassye Laura Almeida Gomes, que representou Montes Claros na cerimônia de premiação juntamente com a professora Marcela Maria de Almeida, a conquista é resultado do trabalho feito a várias mãos. “Um nome é insuficiente diante de uma equipe e de uma comunidade escolar tão grandiosas. Tivemos a colaboração de cantineiras, zeladores, equipe de secretaria, psicólogo, assistente social, professores, supervisora, pais de alunos e direção. Foram dias intensos, mas extremamente gratificantes e de muita parceria”, enfatizou.

Em 2024, os eixos temáticos que nortearam as ações desenvolvidas foram Povos e Comunidades Tradicionais e a Cultura Alimentar Local. A partir dos temas, a Escola Municipal Dominguinhos Pereira (Caic Maracanã) decidiu realizar ações que valorizassem a cultura local, por meio da divulgação das festas tradicionais de agosto e da promoção da comida típica dessa festividade, como o arroz com pequi, dentro das seguintes campanhas: “Comer em companhia, com prazer e atenção”; “Como a crise climática afeta a nossa alimentação e como podemos agir?” e “Povos e comunidades tradicionais: valorizando saberes e conexões na alimentação escolar”.

De acordo com Kassye, ao trabalhar com a temática das Festas de Agosto, e principalmente, o prato típico da festa, que é o arroz com pequi, eles conseguiram fortalecer a cultura local e a alimentação cultural. “Explicamos a questão cultural, mas principalmente ressaltamos as informações sobre o potencial nutritivo do pequi e de outras frutas do cerrado, nos permitindo conscientizá-los sobre a diferença entre alimento e produto. A jornada nos ajuda ainda a alfabetizar o paladar dos alunos, que nessa idade ainda não está determinado, levando-os a aprender a comer comida de verdade”, afirmou.

Ainda segundo a nutricionista, o resultado mais importante, que veio junto com o prêmio, foi perceber a mudança no hábito alimentar não apenas dos alunos, mas também dos pais e, por consequência, de toda a família, o que garantiu uma maior adesão dos alunos à merenda oferecida na escola.

Para a coordenadora de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação, Mariana Mendes Pereira, os alunos adoraram a temática das Festas de Agosto. “As ações permitiram que os alunos conhecessem a história dos catopês, marujos e caboclinhos, bem como os hábitos alimentares. A partir disso, a maior aceitação dos pratos típicos, como o arroz com pequi, é perceptível no dia a dia da Alimentação Escolar. Isso mostra como é importante as ações para educar o paladar dos alunos e construir hábitos alimentares saudáveis e que valorizam a culinária local”, afirmou.

Como prêmio, a escola teve as ações publicadas em um livro físico e digital, recebeu um certificado de menção honrosa e ainda um prêmio no valor de R$ 10 mil, a ser utilizado no fortalecimento de ações para uma educação alimentar e nutricional saudável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Microcrédito para os pequenos ganha mais um aliado com entrada do BB
Microcrédito ganha mais um aliado com entrada do BB
Cemig alerta sobre riscos durante temprestades
Cemig alerta sobre riscos durante temprestades
Cachaça Seleta de Salinas comemora 45 anos
Cachaça Seleta de Salinas comemora 45 anos
Prevmoc inaugura nova sede no Jardim São Luiz
Prevmoc inaugura nova sede no Jardim São Luiz
Amams realiza seminário sobre regulação municipal
Amams realiza seminário sobre regulação municipal
Projeto impulsiona ações de preservação
Projeto impulsiona ações de preservação
Governo Federal reconhece situação de emergência pela seca
Governo Federal reconhece situação de emergência pela seca
Câmara de Montes Claros homenageia IFNMG
IFNMG homenageado pela Câmara de Montes Claros
Ipsemg moderniza laboratórioe inaugura unidade no CEM
Praça Doutor Carlos ganha nova vida com revitalização
Poeta José Antônio no Espaço Cultural de Montes Claros
Curso de Cinema da Unimontes celebra produções de alunos
Frete rodoviário volta a subir
Museu da Unimontes tem mostra de exposição coletiva
Semáforos piscando no amarelo exigem mais atenção
Governo entrega Medalha dos Gerais em Matias Cardoso
Microcrédito ganha mais um aliado com entrada do BB
Ipsemg moderniza laboratórioe inaugura unidade no CEM
Cemig alerta sobre riscos durante temprestades
TCU quer rever meta fiscal de resultado primário
Cachaça Seleta de Salinas comemora 45 anos