LOGO NOVO JORNAL DE NOTÍCIAS
[views count="1" print="0"]

Minas oficializa pedido de prorrogação das dívidas

As dívidas dos micros e pequenos empresários contraídas junto ao Banco do Nordeste (BNB), através do Fundo Constitucional de Desenvolvimento do Nordeste (FNE), poderão ser prorrogadas, em função das dificuldades em honrá-las por conta dos rigores da seca na área mineira da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).

As dívidas dos micros e pequenos empresários contraídas junto ao Banco do Nordeste (BNB), através do Fundo Constitucional de Desenvolvimento do Nordeste (FNE), poderão ser prorrogadas, em função das dificuldades em honrá-las por conta dos rigores da seca na área mineira da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). O pedido foi formalizado ao ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, na manhã dessa quarta-feira, pelo presidente da Fiemg Norte, Adauto Marques, integrante do Conselho Deliberativo da Sudene (Condel).

A reivindicação foi apresentada através de videoconferência, por Adauto Marques, em reunião presencial do Condel, na sede da Sudene, em Recife, com a participação do ministro e do superintendente da autarquia, Danilo Cabral. A expectativa do representante de Minas no Condel é que a demanda seja atendida, por conta da situação crítica dos empresários da região, decorrentes dos rigores da seca.

O governador Romeu Zema, do Novo, que tem assento no Condel, também participou virtualmente da reunião e reforçou a reivindicação. O representante de Minas na Sudene também é representante do Conselho Nacional da Indústria (CNI), e avaliou a reunião como positiva, uma vez que tratou com o ministro Waldez Góes, da seca e os seus efeitos, que afetam diretamente o Norte de Minas, com a falta de água para o consumo humano e de animais, além de alimentos. Durante a reunião, Adauto Marques reivindicou ainda do governo federal, a renegociação das dívidas vencidas e vincendas dos micro e pequenos empresários da região.

MUNICÍPIOS – Ainda na reunião, o Condel votou e a aprovou, por um ano, a permanência de 50 municípios do semiárido brasileiro, ameaçados de exclusão dele, pelo governo federal. Adauto Marques explicou que a ampliação da renegociação das dívidas representa na realidade 20% de aumento dos recursos nas linhas de crédito do FNE, beneficiando micro e pequenos empresários de toda a área mineira da Sudene. Disse que foi a primeira vez que se reuniu com a Sudene e comemorou as conquistas em favor do Estado e, especialmente do Norte de Minas.

LEI SANCIONADA – Após a reunião, nessa quarta-feira, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) a Lei 14.753, de 2023, que estende por cinco anos o prazo para a aprovação de projetos autorizados a receber benefícios fiscais nas áreas de atuação das Superintendências de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e da Amazônia (Sudam).

A norma, sancionada pelo presidente Lula, do PT, é oriunda do PL 4.416/2021, da Câmara dos Deputados. O texto recebeu relatório favorável do senador Otto Alencar, do PSD-BA, na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) em agosto.

Para Otto Alencar, “não há como negar que os incentivos fiscais contribuíram para a redução das desigualdades regionais no Brasil ao longo das últimas décadas”. Ele observa, porém, que a reforma tributária vai tirar dos estados a autonomia para reduzir tributos, o que justifica a manutenção desses incentivos fiscais.

A norma altera a legislação estabelecida pela Medida Provisória (MP) 2.199-14/2001, que fixou a data-limite para os incentivos em 31 de dezembro de 2023. O PL 4.416/2021 estende o prazo até 31 de dezembro de 2028.

Podem obter benefícios as empresas que apresentarem projetos de instalação, ampliação, modernização ou diversificação de seus empreendimentos, enquadrado em setores da economia considerados prioritários para o desenvolvimento regional.

Os incentivos são: redução de 75% do Imposto de Renda e adicionais calculados com base no lucro da exploração e possibilidade de reinvestir 30% do Imposto de Renda devido, acrescido de 50% de recursos próprios. A área de atuação da Sudene abarca toda a Região Nordeste, além de 249 municípios de Minas Gerais e 31 do Espírito Santo.

Minas oficializa pedido de prorrogação das dívidas
Adauto Marques oficializou o pedido de renegociação das dívidas ao Governo Federal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

VELÓRIO SÃO GERALDO
Parceria garante revitalização de velório
Município ganha mais 3,7 mil "filhos"
Município ganha mais 3,7 mil "filhos"
Estado promove primeiro Seminário Mineiro de Irrigação
Estado promove primeiro Seminário Mineiro de Irrigação
Agência Móvel da Copasa chega ao Bairro Maracanã na segunda
Agência Móvel da Copasa chega ao Bairro Maracanã na segunda
Uso de óleo de cannabis pauta debate
Uso de óleo de cannabis pauta debate
Projeto incentiva aquisição de sistemas de energia solar
Projeto incentiva aquisição de sistemas de energia solar
Copasa fará licitação em busca de soluções na área de saneamento
Copasa fará licitação em busca de soluções na área de saneamento
Prazo já começou para declaração do ITR
Prazo já começou para declaração do ITR
Realizado encontro da Juventude Rural na região
Aprovada continuidade de licitação do setor elétrico
Sine disponibiliza 125 vagas de empregos em Montes Claros
Ação busca garantir vagas para pessoas com deficiência
Dnocs atua na garantia de direitos e respeito à diversidade
Governo esclarece regras para convocação de deficientes
Tratores compactos facilitam manobras em parreiras estreitas
Agentes do algodão focam no cumprimento de contratos
Cruzeiro assimila o passado para tentar avançar na Sul-Americana
América defende invencibilidade em casa
Exportações enfrentam queda em faturamento e volume
Simulado do Enem garante vaga em universidades públicas
Sisema discute áreas prioritárias