O curso de Medicina da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) conquistou nota máxima (5) na primeira edição do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed), resultado que projeta a instituição no cenário nacional como referência na formação de profissionais da saúde.
A avaliação foi aplicada em 19 de outubro de 2025 aos estudantes concluintes do curso de Medicina em todo o país. Ao todo, 351 cursos participaram do exame, cujos resultados foram divulgados nesta segunda-feira (19) pelo Ministério da Educação (MEC), em reunião com a imprensa que contou também com a participação do Ministério da Saúde.
Criado pela Portaria MEC nº 330, de 23 de abril de 2025, o Enamed passou a substituir o Enade especificamente para os cursos de Medicina. A prova é aplicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e avalia a formação médica a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais e das competências profissionais esperadas dos futuros médicos.
De acordo com os dados oficiais, 243 cursos alcançaram desempenho satisfatório, com pelo menos 60% de proficiência entre os estudantes concluintes, enquanto 107 cursos obtiveram conceitos considerados insuficientes. Nesse contexto, o desempenho da Unimontes reforça sua posição de excelência acadêmica na área da saúde.
Participaram do exame 72 acadêmicos do curso de Medicina da Unimontes, pertencentes às turmas 75 e 76, correspondentes ao 11º e 12º períodos da graduação.
Para o reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago, o resultado confirma uma trajetória contínua de qualidade e compromisso institucional.
“A conquista da nota máxima no Enamed consolida o pleno êxito do projeto pedagógico do curso de Medicina da Unimontes e valida um caminho que já vinha sendo reconhecido nacionalmente. Em 2025, o curso já havia alcançado conceito máximo no Enade 2023, ficando entre os dez melhores do país e sendo o melhor de Minas Gerais”, destacou.
O reitor ressaltou ainda que os resultados refletem o compromisso da gestão superior com uma formação médica de excelência, aliada à responsabilidade social e à promoção da saúde da população.
A coordenadora do curso de Medicina, professora Thaisa Soares Crespo, classificou o desempenho como histórico.
“O resultado é sensacional. Representa a consagração e a consolidação da excelência do nosso curso. Estamos entregando à sociedade profissionais altamente qualificados”, afirmou.
Já a diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), Cássia Pérola dos Anjos Braga Pires, destacou o esforço coletivo que levou à nota máxima.
“A nota 5 no primeiro Enamed evidencia o trabalho contínuo de estudantes, docentes, servidores técnico-administrativos e da gestão superior, em prol de uma formação de qualidade, voltada tanto para a assistência quanto para a prevenção de doenças e agravos à saúde”, pontuou.
O resultado consolida a Unimontes como uma das principais universidades públicas do país na área da saúde, reafirmando seu papel estratégico na formação médica e no fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

