[views count="1" print="0"]

Macaé se despede da Assembleia Legislativa para assumir Ministério

A deputada Macaé Evaristo, do PT, se despediu, nessa quarta-feira, 10, dos colegas parlamentares da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

A deputada Macaé Evaristo, do PT, se despediu, nessa quarta-feira, 10, dos colegas parlamentares da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Prestes a assumir o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, ela agradeceu, em Plenário, aos deputados e servidores do Legislativo pela acolhida e ensinamentos nos 587 dias de seu mandato. Emocionada, Macaé Evaristo lembrou sua posse, em 2023, quando esteve acompanhada de sua mãe, Maria Antônia, e da Ialorixá Carmem Holanda. “Eu não estava sozinha e tinha o respaldo de 50.416 mineiros e mineiras”, afirmou.

Segundo a parlamentar, ao dizer sim ao convite do presidente Lula, do PT, ela também se lembrou da posse presidencial, quando vários representantes dos trabalhadores, das mulheres e do povo negro subiram a rampa do Palácio do Planalto. “A força dessa imagem me emociona até hoje”, afirmou.

Macaé Evaristo se emocionou ao falar de sua família, que, segundo ela, apostou nos estudos para vencer o racismo. “Minha família me ensinou que não somos sozinhas para lutar e que a gente luta não pela gente, mas pelas pessoas vítimas de opressão”, destacou. Isso teria motivado a deputada a entrar na política institucional. “Agora, minha missão alcançará todo o Brasil”, afirmou.

 Entre as prioridades na pasta dos Direitos Humanos, a deputada antecipou a apuração de cerca de sete mil denúncias de assédio recebidas em 2024. Também citou o amparo à população de rua e às pessoas idosas, muitas vezes cuidadas por mulheres também idosas. “Vamos fortalecer essas políticas que salvam vidas”, sintetizou.

Por outro lado, Macaé Evaristo pediu aos colegas que cuidem do Estatuto da Igualdade Racial, que está em construção na ALMG, processo que teve grande participação da parlamentar. “Somos 58% da população do Estado e apenas uma pequena parte do orçamento nos atinge”, ponderou.

O presidente da ALMG, deputado Tadeu Martins Leite, o Tadeuzinho, do MDB, parabenizou a deputada por sua competência, conhecimento e lutas que a levaram ao Ministério. “É um orgulho e uma honra para todos nós vê- -la representar os mineiros, mas também o Parlamento, de forma inédita”, afirmou. Outros deputados e deputadas também saudaram a colega.

A deputada Macaé Evaristo, do PT, se despediu, nessa quarta-feira, 10, dos colegas parlamentares da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

LULA CUPULA
Lula leva agenda climática ao centro do G7
stf x bigtechs
STF impõe novas regras e amplia dever das plataformas
Professores doutores denunciam salários defasados da Unimontes
Projeto de Lei propõe nomeação de reitor da Unimontes pelo voto direto
CONGRESSO
Mulheres ainda ocupam menos de 20% do Congresso Nacional
LDO - AUDIENCIA PUBLICA
LDO projeta orçamento de R$ 3,3 bilhões para 2027
Screenshot_22
Entrega de máquinas reforça municípios da região
Deputado Carlos Pimenta
Deputado se reúne com secretário de Saúde em Minas
01 - FCA - VLI
Proposta final para concessão da FCA inclui corredor ferroviário Minas–Bahia
Renatura lização de rios é estratégia contra enchentes nas cidades
Funasa e Ministério firmam acordo para levar água a quilombolas
Prefeitura leva cidadania e serviços públicos
Governo mineiro divulga lista de agraciados com a Medalha da Inconfidência
Eduardo Cunha avança e articula base na região
Câmara Municipal concede título de Cidadão Honorário a Tampinha
ZEMA ANTECIPA SAÍDA E ENTRA NO JOGO PRESIDENCIAL
Ano Novo reacende conflitos antigos sem fim
Festival faz sucesso em 13 municípios 
Azeite da Mantiqueira chega à final do Prêmio CNA Brasil Artesanal 
700 milhões em planta de grafite no Jequitinhonha 
Na torcida pelo hexa, Sigma Lithium lançou parque do torcedor em Taquaral e Araçuaí 
Minas Trend vence Prêmio Frente da Moda Mineira