O Governo de Minas informa que, a partir da próxima segunda- -feira,14, Luísa Barreto assumirá novamente a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (Seplag). A ex-secretária se desincompatibilizou do cargo em junho deste ano atendendo as exigências da legislação para a disputa eleitoral e agora retorna ao Executivo Estadual. Nesse período, a pasta de Planejamento e Gestão foi liderada pela secretária Camila Neves, também servidora do Estado.
O governador Romeu Zema, do Novo, dá as boas-vindas a Luísa Barreto e agradece o empenho e dedicação da atual secretária, Camila Neves, parabenizando-a pelo bom trabalho realizado durante o tempo em que esteve à frente da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão.
Luísa Barreto é especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, graduada pela Fundação João Pinheiro e pós- -graduada em Gestão Estratégica pela mesma instituição. Sua trajetória na Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag – MG) começou em 2009, quando iniciou sua atuação na carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG).
Já atuou em diversas funções na pasta, inclusive como secretária- -adjunta de Planejamento e Gestão e coordenadora dos Comitês Gestores Pró-Brumadinho e Pró-Rio Doce e, recentemente, como secretária de Estado de Planejamento e Gestão.
Luísa Barreto liderou importantes ações da Secretaria, como a reparação de danos socioeconômicos e socioambientais provocados pelo rompimento das barragens em Brumadinho e a repactuação do acordo de Mariana e a reforma administrativa realizada em 2019. Em dezembro de 2020, assumiu a presidência da Emater, cargo que ocupou até março de 2021, sendo a primeira mulher a dirigir a empresa em mais de 70 anos de história.
CAMILA NEVES – A secretária de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (Seplag-MG), Camila Barbosa Neves é servidora pública da carreira de especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental e atuava na Seplag-MG como subsecretária de Inovação e Gestão Estratégica desde 2022.
Ela é graduada pela Fundação João Pinheiro (FJP) e possui mestrado em Administração Pública pela University of London. Além da Seplag-MG, a gestora já ocupou cargos de liderança nas secretarias de Educação, Saúde e Segurança Pública e teve papel fundamental na reforma administrativa do segundo mandato do governo atual.
Na Seplag-MG, esteve à frente também do projeto Automatiza. mg, lançado recentemente para melhorar o trabalho dos servidores e aprimorar, cada vez mais, a prestação dos serviços públicos, por meio de tendências tecnológicas e soluções de inteligência artificial que automatizam processos na administração pública.