O Lions Clubs Montes Claros Sertanejo entregou, na noite de sexta-feira (25), a premiação da etapa local do concurso internacional “Cartaz Sobre a Paz”, quando 31 alunos com idade de 11 a 13 anos de escolas municipais, estaduais e particulares receberam troféus e certificados das mãos do padrinho José Nilton Bogo, presidente da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams) e prefeito de Padre Carvalho.
O concurso é realizado em 181 países através do Lions. No evento em Montes Claros, o padrinho da etapa local, Nistinho, apresentou os dados da Polícia Militar, que apontaram uma redução nos casos de violência nas escolas no Norte de Minas, com uma queda de 12,7%, diminuindo de 517 boletins em 2023 para 451 casos nos dez primeiros meses de 2024. São 133 casos de ameaça e 87 de via de fato. Em Montes Claros, a queda foi de 11,2%, diminuindo de 151 para 134 casos.
A etapa local do concurso envolve aproximadamente 4 mil alunos, e 31 deles tiveram o cartaz encaminhado para a etapa estadual. Se classificados, seguem para a etapa nacional e até internacional. O tema do concurso neste ano foi “A paz sem fronteiras”.
O padrinho destacou que o mundo está assustado com as guerras que ocorrem na Ucrânia e Palestina, com risco de ampliação deste conflito, e há necessidade de mais tolerância para a convivência humana. Neste aspecto, o Lions Internacional se destaca, ao assumir a mensagem da paz.
O presidente do Lions Sertanejo, Jairo Tadeu de Souza, e a coordenadora Vera Luísa Mendes também destacaram que a mensagem começa em casa e, por isto, a família é fundamental neste processo, em um trabalho de “formiguinha”, na conscientização sobre a paz.