[views count="1" print="0"]

Levantamento da Abrasel revela que empresários estão otimistas

Um levantamento nacional da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) revela que 74% dos empresários do setor estão otimistas quanto ao Dia dos Namorados, a ser celebrado nesta quarta.

Um levantamento nacional da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) revela que 74% dos empresários do setor estão otimistas quanto ao Dia dos Namorados, a ser celebrado nesta quarta. Eles estimam o aumento no faturamento em comparação com a mesma data de 2023 e, de acordo com a entidade, mais de dois terços (66%) esperam faturar até 30% a mais neste ano.

Os estabelecimentos se preparam para receber os casais na próxima semana e criam estratégias para atrair e fidelizar os clientes. É o caso do restaurante Pereira, que segundo o seu sócio, o empresário Rodrigo Gomes, espera um incremento em relação ao ano anterior. “Como estamos participando, vamos usar esse atrativo para atender alguns clientes, além do nosso cardápio da casa”, aponta.

Segundo Leandro Menezes, o Dia dos Namorados está entre as datas de maior faturamento para o segmento de alimentação fora do lar, afinal, toda experiência desse dia passa por ao menos um momento compartilhando uma refeição, como expressão de amor e afeto. “Conforme pesquisa realizada no último mês de maio, cerca de 67% dos estabelecimentos esperam faturar mais quando comparado ao mesmo dia do ano anterior. Ainda na pesquisa, a maior parte prevê faturar entre 5% e 20% a mais”, explica Menezes.

No panorama nacional, para 60% dos bares e restaurantes brasileiros, a data comemorativa é considerada importante ou muito importante para o faturamento em Montes Claros e no Norte de Minas. “O Dia dos Namorados é uma data crucial para muitos estabelecimentos, e estamos confiantes de que este ano trará resultados positivos na maioria do país. No entanto, é claro que temos de citar o Rio Grande do Sul, onde a situação é gravíssima e precisa de atenção”, afirma Paulo Solmucci, presidente nacional da Abrasel.

Sobre os desafios a serem enfrentados por empresários do setor, em todas as regiões do país, a pesquisa nacional da Abrasel aponta que, em abril de 2024, 26% dos estabelecimentos trabalharam com prejuízo no Brasil; além disso, 40% dos empresários admitiram ter pagamentos em atraso, como impostos e empréstimos bancários. “A inflação continua sendo um desafio significativo, e muitos empresários estão lutando para ajustar seus preços sem perder clientes”, acrescenta Solmucci.

O cenário é semelhante e, de acordo com o presidente, o grande desafio desde a pandemia é trabalhar com lucro. “Desde que iniciamos a Pesquisa (no retorno da Pandemia) temos uma média de 70% das empresas trabalhando com prejuízo ou sem lucro. A subida nos preços dos alimentos, da energia, água, embalagens, dentre outros, pressionam o resultado para um patamar negativo. E isso tem agravado o endividamento contraído com a pandemia. Hoje temos 57% das empresas endividadas, e sem conseguir pagar os empréstimos contratados na pandemia”, explica Menezes.

Ele corrobora com a análise da entidade nacional e afirma que, sem dúvidas, a inflação está minando o lucro dos restaurantes. “Nas centrais de abastecimento, nos atacadistas, nos grandes distribuidores percebemos a inflação crescendo, ao contrário do que indicam os índices oficiais. Por outro lado, percebemos que a renda do trabalhador não subiu na mesma proporção, e como resultado, não conseguimos repassar a inflação nos cardápios, com receio de perder clientes e faturamento”, detalha o presidente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

content_whatsapp_image_2026-06-17_at_11_17_43
Vale do Jequitinhonha terá investimento de R$ 150 mi
COPASA
Governo conclui processo de desestatização da Copasa
unnamed
CAIXA reforça apoio ao setor imobiliário
img20260527183422167-768x473
Fim da 6x1 avança na Câmara dos Deputados
Jaiba
Audiência discute expansão do Projeto Jaíba
Coopemapi-Mel-das-Gerais-Apicultura.jpg
Mel do Norte de Minas soma cerca de 350 toneladas exportadas em cinco anos
SABORES
Noite gastronômica fortalece conexões e valoriza a culinária regional
WhatsApp Image 2026-05-06 at 16.16.02 (1)
ACI lança 31ª Fenics e reafirma protagonismo como vitrine de negócios
Clima favorece safra mineira 
Posicionamento da FECOMÉRCIO MG sobre a PEC da jornada de trabalho 
Exporta Mais Brasil completa um ano com mais de 700 empresas
Inteligência artificial impulsiona setor
Expansão de mercados e impactos locais
Rações naturais e livres de antimicrobianos impulsionam a criação
Mercado de suco de laranja enfrenta crise de oferta e preços recordes
ABMRA revela agências selecionadas para o Projeto Marca Agro do Brasil
MGC 418 é uma nova ‘Rodovia da Morte’ 
Festival faz sucesso em 13 municípios 
Azeite da Mantiqueira chega à final do Prêmio CNA Brasil Artesanal 
700 milhões em planta de grafite no Jequitinhonha 
Na torcida pelo hexa, Sigma Lithium lançou parque do torcedor em Taquaral e Araçuaí