[views count="1" print="0"]

Lei que impulsiona Incentivo à Ciência, Tecnologia e Inovação

O prefeito Guilherme Guimaraes acompanhado do vice-prefeito Otávio Ropcha assinou a lei durante3 cerimônia no Centro Cultural de Montes Claros

Em cerimônia realizada na última sexta-feira, 12, o prefeito Guilherme Guimarães sancionou a Lei Municipal de Incentivo à Ciência, Tecnologia e Inovação (216/2025). A cerimônia foi realizada no Centro Cultural Hermes de Paula (CCHP).

A nova Lei cria um Fundo Municipal para incentivar a adoção de medidas de incentivo à inovação e à pesquisa científica e tecnológica. A Lei estabelece instrumentos como estímulo à inovação nas sociedades empresárias de Montes Claros, contempla o incentivo ao inventor independente e prevê a criação do Conselho Municipal de Incentivo à Ciência, Tecnologia e Inovação (COMCITI).

PRÊMIO

A medida ainda prevê a criação do Prêmio Montes Claros de Inovação (INOVAMOC) e do Programa de Ambiente Regulatório Experimental (Sandbox Regulatório). A nova política vai promover o incentivo ao inventor independente. A partir desta iniciativa, o inventor poderá solicitar a adoção de sua criação pelos órgãos da Administração Pública Municipal para desenvolvimento do seu projeto, incubação, utilização, industrialização e inserção no mercado.

Assim como o inventor independente, a Prefeitura também vai apoiar projetos que contemplam ambientes promotores de inovação. Dessa forma, o município poderá conceder financiamento para a implantação e a consolidação desses ambientes, inclusive com a destinação de recursos públicos para obras que tenham essa finalidade. 

Como forma de incentivo à tecnologia e inovação, a Prefeitura poderá disponibilizar recursos financeiros, humanos, materiais ou de infraestrutura, com apoio também a startups e laboratórios de pesquisa, desenvolvimento e inovação.

O município também vai passar a contar com o Prêmio Montes Claros de Inovação (INOVAMOC). O prêmio vai homenagear pessoas e instituições públicas ou privadas que com suas ações se destaquem na promoção do conhecimento e prática da inovação, na geração de processos, bens e serviços inovadores para a cidade. Também na cerimônia foi realizada a reinauguração do Telecentro Municipal, que voltou a funcionar no Centro Cultural.

O prefeito Guilherme Guimaraes acompanhado do vice-prefeito Otávio Ropcha assinou a lei durante3 cerimônia no Centro Cultural de Montes Claros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

LULA CUPULA
Lula leva agenda climática ao centro do G7
stf x bigtechs
STF impõe novas regras e amplia dever das plataformas
Professores doutores denunciam salários defasados da Unimontes
Projeto de Lei propõe nomeação de reitor da Unimontes pelo voto direto
CONGRESSO
Mulheres ainda ocupam menos de 20% do Congresso Nacional
LDO - AUDIENCIA PUBLICA
LDO projeta orçamento de R$ 3,3 bilhões para 2027
Screenshot_22
Entrega de máquinas reforça municípios da região
Deputado Carlos Pimenta
Deputado se reúne com secretário de Saúde em Minas
01 - FCA - VLI
Proposta final para concessão da FCA inclui corredor ferroviário Minas–Bahia
Renatura lização de rios é estratégia contra enchentes nas cidades
Funasa e Ministério firmam acordo para levar água a quilombolas
Prefeitura leva cidadania e serviços públicos
Governo mineiro divulga lista de agraciados com a Medalha da Inconfidência
Eduardo Cunha avança e articula base na região
Câmara Municipal concede título de Cidadão Honorário a Tampinha
ZEMA ANTECIPA SAÍDA E ENTRA NO JOGO PRESIDENCIAL
Ano Novo reacende conflitos antigos sem fim
700 milhões em planta de grafite no Jequitinhonha 
Na torcida pelo hexa, Sigma Lithium lançou parque do torcedor em Taquaral e Araçuaí 
Minas Trend vence Prêmio Frente da Moda Mineira 
Aeroporto de MoC terá terminal de cargas  
OAB-MG integra mobilização nacional pela Reforma do Judiciário e apresenta propostas da Comissão de Juristas