Em questão de pouco tempo de mudança de local, ladrões já invadiram o antigo prédio da Justiça, o Fórum Gonçalves Chaves. Na manhã dessa segunda-feira (24), foi detectado na Rua Camilo Prates, 352, perto da Praça Coronel Ribeiro, centro de Montes Claros, arrombamento, de onde ladrões retiraram materiais para serem vendidos em ferros-velhos.
Por enquanto não há informações sobre o que foi furtado, mas o fato é que subtraíram diversos objetos, que estão armazenados no imóvel do Governo do Estado.
Uma testemunha chegou a avistar pessoas entrando no prédio. Eles deixaram rastro após dar início de destruição naquele importante patrimônio histórico de responsabilidade do Governo de Minas Gerais.
O Foro foi transferido há poucos meses para o novo prédio na Praça Dr. Adão Múcio de Resende Prates, Bairro Ibituruna, área nobre da cidade. Os prédios da Camilo Prates e Avenida Raimundo Penalva, na Vila Guilhermina, ao lado da prefeitura estão fechados e ainda não têm nenhuma destinação o que vão funcionar nesses imóveis públicos do Estado.
O antigo prédio da Justiça local não conta com nenhuma segurança ou câmeras. O curioso é que o prédio onde funcionou o Fórum e por último a 1ª e 2ª Varas de Família, Juizados Cível e Criminal da Comarca de Montes Claros fica nas imediações da Delegacia de Plantão da Polícia, na Rua Dr. Veloso e ao lado do antigo Comissariado de Menores, na Camilo Prates.