O cantor e compositor montes-clarense Jukita Queiróz lança mais uma obra de sua autoria, Songbook. É uma publicação da Editora Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) que, trata de um livro composto por 16 músicas instrumentais, composta por ele e encontra-se no formato de partitura com melodias e cifras.
O lançamento acontecerá dentro da programação da Semana da Cultura do Conservatório de Música Lorenzo Fernândez (CELF), na próxima sexta sexta-feira (10), a partir das 19 horas, no Jardim São Luiz. Nesse momento, haverá a apresentação de algumas músicas que compõem o livro.
MÚSICA INSTRUMENTAL – A vivência de Jukita Queiróz com a música instrumental iniciou no início da década de 1980, quando adquiriu sua guitarra semiacústica e trancado em seu quarto, aventurava intuitivamente, tirando solos de guitarristas. Nesse período, tocava com amigos músicos que, também, apreciavam a música instrumental; dentre eles Marcelo Andrade e Alan Azevedo. Tinha como referência, principalmente, a bossa nova, o jazz e músicos como Toninho Horta e Pat Metheny.
O Songbook é marcado pela diversidade rítmica das músicas, prevalecendo samba, choro, frevo, jazz, pop funk e pop balada; característica que, segundo Jukita Queiróz, vem de sua vivência tocando em bares e como professor de violão.
Na apresentação da obra, Jukita tece algumas palavras acerca de cada composição. Com a publicação desse livro de partituras, o músico retorna a prática da música instrumental, depois de muito tempo trabalhando com a música cantada.