Foi realizado no Centro Comunitário de Barreirinho, município de Monte Azul – Norte de Minas, reunião entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo (Semdecult) – responsável pela pasta, Alberto Magno, o Maguim, e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater), Ney, com lideranças e jovens empreendedores do entorno da Comunidade de Barreirinho com objetivo fortalecer e apoiar os jovens rurais na realização de seus projetos.
Conforme o município, o intuito é trabalhar para inclusão, garantir a sucessão rural, melhorar a renda e qualidade de vida dos moradores. Para realização desse evento, a prefeitura contou com o apoio dos presidentes das Associações/ Conselhos Comunitários e lideranças, entre elas: Oscalino, Silvano, Cauzão, Toninho da Bocaina, Geraldinho, entre outros.
A ideia é buscar e criar oportunidades para a população com objetivo de promover o desenvolvimento econômico e melhoria da qualidade de vida da população. A reunião aconteceu recentemente no município monteazulense.
PROJETO – A Emater retomou o trabalho com a juventude rural em todo o Estado. Neste ano, o Projeto Transformar – Uma nova Minas com a Juventude rural tem por objetivo formar jovens empreendedores e gerar ocupação e renda no campo.
Contudo, o projeto, que capacita jovens rurais é implementado em duas etapas: a etapa presencial e a complementar. A etapa presencial começou em Monte Azul e região, com a reunião de jovens, filhos e filhas de agricultores familiares de cada região. Neste momento, serão abordadas discussões sobre políticas públicas de juventude, gestão social e agricultura familiar.
Serão realizadas trocas de saberes. Os participantes também terão acesso a oficinas sobre construções ecológicas (tijolos e pinturas), óleo vegetal e energia solar. Além disso, os jovens terão cursos sobre agroindústria, associativismo e cooperativismo, cafeicultura, olericultura, bovinocultura, fruticultura, criação de pequenos animais (apicultura, avicultura e piscicultura), e culturas de milho, feijão e arroz. Este momento servirá para que o jovem tenha uma visão geral dos temas de interesse, aprendendo mais sobre as atividades, produções e possibilidades de mercado.
Em um último momento, haverá a discussão e a construção coletiva de uma proposta de trabalho. Os jovens, já compreendendo o contexto das políticas públicas e tendo informações sobre atividades produtivas e geradoras de renda, irão construir seus próprios projetos produtivos, que serão desenvolvidos durante a etapa complementar em seus respectivos municípios da Serra Geral, com o auxílio das equipes locais.
Os jovens que cumprirem toda a carga horária de capacitação do Transformar poderão obter crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), para financiar a compra de equipamentos e investir na propriedade da família.