Foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) dessa terça-feira (3/12) o decreto que anuncia a recondução da professora Joaquina Aparecida Nobre da Silva ao cargo de reitora do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), a partir de domingo (8/12). A educadora cumprirá seu segundo mandato de quatro anos à frente da gestão do Instituto. A solenidade de posse, em Brasília, deve ser anunciada para os próximos dias.
A reitora Joaquina Nobre foi reeleita pela comunidade acadêmica em pleito realizado no dia 20 de setembro, com 53,52% dos votos (considerando as ponderações de 1/3 de cada segmento votante). Puderam votar servidores do quadro de pessoal ativo do IFNMG e alunos regularmente matriculados nos cursos de ensino médio, técnicos, de graduação e de pós-graduação, presenciais ou a distância. Votaram 623 dos 625 docentes aptos (95,6% de comparecimento); 626 de 666 técnicos administrativos aptos (94%) e 6.074 de 13.066 discentes aptos (46,5%), o que correspondeu a uma média de comparecimento às urnas de 78,61%.
Na mesma votação, foram eleitos os ocupantes dos cargos de diretor-geral dos campi Montes Claros, Almenara, Araçuaí, Arinos, Diamantina, Januária, Pirapora, Salinas e Teófilo Otoni; e de diretor dos campi Janaúba e Porteirinha, para o mandato 2024-2028.
Depois de homologado o resultado das eleições pelo Conselho Superior (Consup) do IFNMG, toda a documentação do processo eleitoral foi enviada ao Ministério da Educação (MEC) para aprovação e para condução dos trâmites para a posse da reitora. Depois de empossada para o cumprimento do seu segundo mandato, a reitora Joaquina Nobre fará a posse dos 11 dirigentes de campus eleitos.

