[views count="1" print="0"]

Instituto reconhece grupos como patrimônio cultural imaterial de MG

OS GRUPOS posaram para fotos após receberem as Declarações de Patrimônio Cuktural de Minas Gerais

Na quarta-feira (15/10), Montes Claros viveu um momento histórico para sua cultura popular. O Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) realizou a entrega das Declarações de Patrimônio Cultural a grupos de cultura popular da cidade, pelo reconhecimento dos caminhos, expressões e celebrações do Rosário como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de Minas Gerais.

A cerimônia marcou o encerramento da programação do evento “Diálogos da Cultura”, realizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo em parceria com a Secretaria Estadual de Cultura e Turismo, no Centro Cultural HerLINHA ABERTA mes de Paula. Durante dois dias, o encontro reuniu gestores, agentes e profissionais da área para discutir políticas públicas voltadas para o patrimônio, museus, arquivos, bibliotecas e fomento. A entrega das Declarações reuniu mestres e representantes das guardas e ternos de Montes Claros, que coloriram o espaço com fé, música e ancesParte dos formandos da segunda turma de Medicina da Unimontes. Ao centro, a irmã desta jornalista, a médica Lucia Silveira. (arquivo) ta semana, com Marco Rubio. O secretário de Estado americano não deu voltas e deixou claro que a questão política é intrinsecamente ligada ao tarifaço. . Atendendo a uma antiga reivindicação da comunidade discente do Campus de Janaúba, a direção da Unimontes inaugura, na segunda-feira, o Restaurante Universitário (RU) da unidade. . O RU do Campus de Janaúba possui uma área construída de 242,96 metros quadrados, com previsão de comportar 100 usuários sentados e previsão de servir até 500 refeições por dia. Grande conquista para a comunidade acadêmica de Janaúba. . Abraços para o amigo fotógrafo Fábio Marçal, aniversariante desse domingo. Já na segundafeira (20), o festejado será o escritor Dário Teixeira Cotrim. Parabéns! tralidade.

GRUPOS HOMENAGEADOS

Primeiro Terno de Catopês de Nossa Senhora do Rosário; Segundo Terno de Catopês de Nossa Senhora do Rosário; Primeiro Terno de Catopês de São Benedito; Segundo Terno de Catopês de São Benedito; Primeira Marujada de Montes Claros; e Segunda Marujada de Montes Claros; Caboclinhos de Montes Claros. Secretária Municipal de Cultura e Turismo, Júnia Rebello destacou a importância do momento. “O Estado de Minas Gerais tem se esforçado de maneira ímpar para a valorização e o reconhecimento dos grupos da cultura tradicional mineira, através do Projeto Caminhos do Rosário. Coube aos municípios identificarem seus grupos, inscrevê-los e reconhecê-los, cumprindo etapas do processo. Desta maneira, foi com grande satisfação que vimos acontecer esta entrega aos nossos grupos de Cultura tradicional, Catopês, Marujos e Caboclinhos, que têm agora o reconhecimento do Iepha como parte do patrimônio imaterial do Estado de Minas Gerais”, disse Júnia Rebello.

“Para nós que trabalhamos com a salvaguarda dos grupos do município de Montes Claros, buscando a proteção dos valores que eles carregam na sua trajetória, este é um momento importante. Vai além da valorização e do reconhecimento. Escreve o município, seu povo, sua cultura na história do Estado de Minas Gerais, elevando nossas manifestações populares, nos irmanando nesta caminhada pela sua permanência”, acrescentou a secretária.

Para a gerente de Preservação e Promoção do Patrimônio Cultural da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Gesiane Mota, “o reconhecimento oficial, materializado por estas Declarações, é a validação de uma resistência cultural que se perpetua por gerações em nossa cidade. Os Catopés, os Marujos e os Caboclinhos são expressões de fé, tradição, arte, ritmo e de comunidade. São guardiões de saberes transmitidos oralmente, de técnicas corporais e musicais únicas”.

Trajados com suas fardas, fitas e adereços, os representantes de cada grupo receberam das mãos da gerente de Identificação e Pesquisa do Iepha-MG, Ana Paula Trin-dade, o Certificado. Um passo importante celebrado em meio a cantos ritmados pelas caixas e tambores. Foram saudados os mestres presentes e ausentes em Vivas a Nossa Senhora do Rosário, a São Benedito e ao Divino Espírito Santo. E ao povo de Montes Claros pelo reconhecimento a esta que é a maior manifestação da cultura popular da região há quase 200 anos.

OS GRUPOS posaram para fotos após receberem as Declarações de Patrimônio Cuktural de Minas Gerais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Clima faz os preços do café modificar nas bolsas
Clima faz os preços do café modificar nas bolsas
Microcrédito para os pequenos ganha mais um aliado com entrada do BB
Microcrédito ganha mais um aliado com entrada do BB
Cemig alerta sobre riscos durante temprestades
Cemig alerta sobre riscos durante temprestades
Cachaça Seleta de Salinas comemora 45 anos
Cachaça Seleta de Salinas comemora 45 anos
Prevmoc inaugura nova sede no Jardim São Luiz
Prevmoc inaugura nova sede no Jardim São Luiz
Amams realiza seminário sobre regulação municipal
Amams realiza seminário sobre regulação municipal
Projeto impulsiona ações de preservação
Projeto impulsiona ações de preservação
Governo Federal reconhece situação de emergência pela seca
Governo Federal reconhece situação de emergência pela seca
BDMG bate recorde de financiamentos e atinge R$ 4 bi
IA, ética e democracia pautam 28º
Fundação Sara: solidariedade natalina vira cuidado
Sicoob Credinor realiza assembleia Geral
Ginásio Poliesportivo vira palco de um negócio familiar
Ipsemg moderniza laboratórioe inaugura unidade no CEM
Praça Doutor Carlos ganha nova vida com revitalização
Poeta José Antônio no Espaço Cultural de Montes Claros
Lei autoriza controle populacional do javali&europeu 
Agro mineiro bate recorde em exportações 
Bocaiúva inaugura obras do Anel Viário 
BDMG bate recorde de financiamentos e atinge R$ 4 bi
Lei que impulsiona Incentivo à Ciência, Tecnologia e Inovação