Instituições promovem simulado de acidente de trânsito na cidade

Órgãos de trânsito, segurança pública e instituições parceiras realizarão, nesta terça-feira (28/5), às 9 horas, um simulado de acidente automobilístico na Praça Dr. Carlos, no centro de Montes Claros.

Órgãos de trânsito, segurança pública e instituições parceiras realizarão, nesta terça-feira (28/5), às 9 horas, um simulado de acidente automobilístico na Praça Dr. Carlos, no centro de Montes Claros. A ação encerrará as atividades realizadas durante o mês em alusão a Campanha Maio Amarelo.

O evento contará com a participação do Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, SAMU, Polícia Civil, MCTrans, Guarda Civil Municipal, VLI, entre outros, que trabalham diuturnamente na prevenção e no atendimento de ocorrências relacionadas a acidentes de trânsito. Em 2024, o movimento tem como tema central a “Paz no trânsito começa por você.” A iniciativa busca incentivar a população a refletir sobre as atitudes, responsabilidades ou emoções do dia-a-dia que influenciam no modo em que cada um se comporta no trânsito.

Durante todo o mês de maio, as instituições realizaram, não apenas em Montes Claros, mas em cidades como Janaúba, Januária, Salinas, Francisco Sá e Bocaiúva diversas ações de conscientização para crianças e motoristas, através de blitze educativas nas respectivas cidades.

MAIO AMARELO – O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para redução de sinistros de trânsito. Tem como objetivo colocar em evidência o tema da segurança no trânsito, além de mobilizar a sociedade para disseminar conhecimento e ações que garantam essa segurança.

A cor amarela foi escolhida por simbolizar a atenção e também a sinalização de advertência no trânsito. O laço representa que os acidentes de trânsito são também considerados uma epidemia e segue a mesma diretriz das campanhas de conscientização contra o vírus HIV, o combate ao câncer da mama (Outubro Rosa) e o da próstata (Novembro Azul).

DADOS – Mais de 5 milhões de pessoas morrem anualmente no mundo, devido a lesões intencionais ou não intencionais. Os acidentes automobilísticos são a causa mais comum de mortes por trauma, representando cerca de 24% do total dessas mortes, algo em torno de 1.200.000 mortes por ano. No Norte de Minas, o 7º Batalhão de Bombeiros atendeu em 2023, 1.001 ocorrências de acidentes de trânsito. Até maio de 2024, foram atendidas pelo Batalhão 341 ocorrências.

Já o SAMU Macro Norte, em 2023, contabilizou 6.957 acidentes de trânsito na região, sendo só em Montes 3.039 atendimentos. Em 2024, de janeiro à abril a soma é de 2.047 ocorrências e 893, em Montes Claros.

PREVENÇÃO – Todos os anos, o Corpo de Bombeiros atende um grande número de acidentes com óbitos e vítimas lesionadas. São vítimas encarceradas, presas às ferragens e gravemente feridas, o que demanda um tempo-resposta ágil e eficiente. Todavia, quando o socorro precisa agir é porque, de alguma forma, a prevenção falhou. Nesse sentido conscientizar a todos sobre os riscos dos sinistros de trânsito, de modo a evitá-los em prol da proteção e valorização da vida faz-se necessário.

Na interação com a linha férrea, a adoção de alguns cuidados diários por motoristas e pedestres pode evitar acidentes e preservar vidas, como: parar, olhar e escutar antes de cruzar a linha férrea; não estacionar veículos perto do trilho; abaixar os vidros e o som do carro antes de cruzar a linha; se escutar a buzina do trem, ficar atento e esperá-lo passar. A atenção é o principal fator para se evitar um atropelamento ou colisão, portanto, só atravesse a linha férrea em locais seguros e sinalizados.

Instituições promovem simulado de acidente de trânsito na cidade
Simulado de acidente automobilístico será realizado na Praça Dr. Carlos, no centro de Montes Claros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Vítimas de acidente em estradas federais caem 60% em Minas Gerais
Vítimas de acidente em estradas federais caem 60% em Minas Gerais
Minas Gerais tem feriado menos violento nas estradas
Minas Gerais tem feriado menos violento nas estradas
Quatro pessoas ficam feridas em acidente entre três veículos
Quatro pessoas ficam feridas em acidente entre três veículos
Jovem morre em acidente de moto em avenida de Janaúba
Jovem morre em acidente de moto em avenida de Janaúba
Duas mulheres morrem em capotamento de carro
Duas mulheres morrem em capotamento de carro
Quatro pessoas ficam feridas em acidente entre dois carros
Quatro pessoas ficam feridas em acidente entre dois carros
Motociclista e passageira ficam feridos durante colisão em viatura da PC
Motociclista e passageira ficam feridos durante colisão em viatura da PC
Mulher morre atropelada na rodovia 135 enquanto corria atrás de homem
Mulher morre atropelada na rodovia 135 enquanto corria atrás de homem
Trabalhador morre ao ser atingido por pé de eucalipto
Acidentes de trânsito devem custar, em 2024, mais de R$ 5 bi em Minas
Motorista capota carro após pneu estourar e é arremessado
Vaca morre após acidente com ambulância
Caminhão-cegonha com 11 carros pega fogo na BR-251
Adolescente se envolve em acidente com moto do patrão
Motorista fica ferido ao bater carro na traseira de caminhão
Carreta carregada com pedras tomba na BR-251
PC alerta para notícias falsas sobre carteira de identidade
TJMG participa do anúncio das obras de quartel dos Bombeiros
Polícia Civil lança site sobre desaparecimento de pessoas
Polícia de Meio Ambiente lança Operação “Curupira”
Forças de segurança protestam por reajuste