[views count="1" print="0"]

Indígena morre em confronto com a PM

Um indígena, de 25 anos, morreu após uma discussão durante uma ocorrência policial no povoado de Rancharia, próximo de São João das Missões, no Norte de Minas.

Um indígena, de 25 anos, morreu após uma discussão durante uma ocorrência policial no povoado de Rancharia, próximo de São João das Missões, no Norte de Minas. A ocorrência aconteceu na madrugada de domingo (10/12). Segundo testemunhas, policiais foram atender uma ocorrência no povoado, onde acontecia uma festa. Houve uma discussão e as pessoas atacaram os militares.

Imagens que circulam nas redes sociais mostram muita correria e gritaria no local. Cadeiras e pedras chegaram a ser atiradas contra os policiais. Uma viatura foi apedrejada e ficou destruída. Para se defenderem, os militares precisaram realizar disparos de arma de fogo. O indígena Alisson Lacerda Abreu foi atingido com um tiro no peito e não resistiu. Não se sabe a quantidade de pessoas feridas. Os policiais que foram até o local fugiram em um carro de um morador.

‘VIOLÊNCIA POLICIAL’ – Pelas redes sociais, a deputada estadual Célia Xakriabá (Psol-MG) repudiou a atitude dos policiais. “Tivemos um grave episódio de violência policial contra indígenas Xakriabá, uma das vítimas veio a óbito e nove foram detidas, repudiamos toda a violência policial. Estamos oficiando os órgãos necessários contra esse absurdo. Parem de matar indígenas”, escreveu a líder indígena.

POVO XAKRIABÁ – Na nota divulgada pelo Povo Xakriabá, o relato é de que os policiais entraram na reserva indígena sem consultar as lideranças. “De acordo as testemunhas, a PM invadiu casas e intimidaram os moradores. Testemunhas que tiveram sua casa revirada pelos PMs, afirmam que quatro menores não indígenas foram agredidos, e sete jovens Xakriabá foram torturados, detidos e levados para 30º Batalhão da Polícia Militar de Januária”, publicaram.

NOTA DA PM – A Polícia Militar informou, em nota, que na madrugada de domingo (10), “durante policiamento em evento realizado na Aldeia Xakriabá, em atendimento à solicitação protocolada por integrante da reserva indígena, foi acionada por cidadãos acerca de alguns indivíduos que estariam em atitude suspeita no local. Durante a abordagem, os indivíduos foram hostis com os militares, demonstrando descontentamento com a intervenção policial. Como nada foi constatado, foram liberados.”

Posteriormente, outra vez a própria comunidade indígena acionou os militares para intervirem em uma briga generalizada de cerca de 100 pessoas, entre elas os que tinham sido abordados anteriormente. De acordo com a PM, as pessoas cercaram a guarnição policial e arremessaram pedras, garrafas, cadeiras e outros objetos contra ela, além de atentar contra a vida dos militares.

Diante da situação, os militares tentaram conversar, sem sucesso, com os agressores. Eles usaram spray de pimenta e, “como os agressores continuaram a investir contra a guarnição policial, foi necessário usar arma de fogo e utilizar um veículo particular de terceiro para chegar a um local mais seguro. A viatura policial utilizada pelos militares foi depredada pelos autores”, diz outro trecho da nota.

A PM confirma que um dos agressores foi atingido pelo disparo e socorrido, não resistiu aos ferimentos. Ele morreu no Hospital de Itacarambi. Os policiais machucados também foram socorridos no mesmo hospital. “A PMMG informou, ainda, que nove pessoas foram identificadas e presas por ocasião das agressões contra os policiais militares, dano ao patrimônio público e práticas delitivas correlatas. Elas foram encaminhadas à Delegacia de Polícia Civil para as providências legais cabíveis”, conclui a nota.

Indígena morre em confronto com a PM
A viatura da Polícia Militar foi apedrejada por pessoas que estavam no local

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Irmão assassina outro com facada por causa de som alto
Irmão assassina outro com facada por causa de som alto
Bombeiros socorrem motorista de helicóptero em Engenheiro Navarro
Bombeiros socorrem motorista de helicóptero em Engenheiro Navarro
Suspeitos de homicídio na Vila Áurea são presos em Pirapora
Suspeitos de homicídio na Vila Áurea são presos em Pirapora
Criminoso preso após assaltar motorista de aplicativo em MOC
Criminoso preso após assaltar motorista de aplicativo em MOC
Homem conhecido como Neném Rato foi morto a tiros na Vila Áurea
Seis homicídios foram registrados no Norte de Minas
Preso motorista de ônibus envolvido em acidente que deixou cinco mortos
Preso motorista de ônibus envolvidoem acidente que deixou cinco mortos
Plano frustrado leva Direita a cancelar caravana em Brasília
Plano frustrado leva Direita a cancelar caravana em Brasília
DEIXE COM UM VERMELHO VIVO O RODOVIA DA MORTE NAO A IMAGEM
Tragédia com ônibus clandestino deixa 5 mortos na BR-251
Abertas inscrições para o concurso da polícia penal
Motorista reserva de ônibus preso na BR-135 por tráfico
Suspeitos de furto e receptação são presos no Bairro Maracanã
PM combate o tráfico de drogas no Alto Rio Pardo
Idoso morre e neto dele fica ferido em acidente
Foragido da Justiça de Santa Catarina é recapturado na cidade
Mulher presa transportando drogas dentro de um pote
Adolescente apreendido com moto furtada do pátio do Detran
Turismo em Minas Gerais cresce pelo 3º mês e supera média nacional 
Usina fotovoltaica avança em Uberaba 
Cresce aviação executiva em Araxá 
Programa do Sistema Faemg Senar impulsiona a olericultura no Norte de Minas
Unimontes divulga lista do Vestibular com 1.484 candidatos aprovados