O Instituto Nacional de Reforma Agrária (Incra) informa aos candidatos nomeados por meio da Portaria de Pessoal nº 154, publicada no Diário Oficial da União de 16 de julho de 2025, sobre a necessidade de atenção aos prazos e procedimentos obrigatórios para a posse, conforme estabelecido nas normativas do governo federal. Foram 742 candidatos nomeados em todo o Brasil para os cargos de Analista Administrativo, Analista em Reforma e Desenvolvimento Agrário e Engenheiro Agrônomo.
A documentação deve ser enviada pela plataforma SouGov, seguindo as orientações disponíveis no portal do Incra. O processo inclui também a realização de exames médicos previstos, cuja apresentação é indispensável para a emissão do atestado declaratório de aptidão física e mental, etapa obrigatória para a formalização do ingresso no cargo público.
A chegada dos novos servidores representa um marco importante para o Incra que, ao longo dos anos, enfrentou uma redução significativa no quadro de pessoal, comprometendo a continuidade e a ampliação das ações voltadas ao desenvolvimento rural e à reforma agrária. Trata-se, portanto, de um passo estratégico para o início da recomposição da força de trabalho da autarquia.
É importante que todos os nomeados se atentem ao cumprimento dos prazos e ao envio da documentação necessária. A posse é fundamental para garantir o início das atividades e a integração à equipe regional.
Eventuais dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail coordenacao.gestao-pessoas@ incra.gov.br.