No dia 23/11, no auditório do Clube de Dirigentes Lojistas – CDL, no início da noite daquela quinta-feira, foi inaugurada a Câmara Arbitral Norte Mineira – CANM, localizada no centro de Montes Claros.
Um marco para a cidade, sendo necessário ressaltar que, a criação da primeira Câmara de conciliação, mediação e arbitragem da região norte de Minas Gerais somente foi possível porque Rafael Ribeiro, árbitro extrajudicial e presidente da CANM, tomou frente nessa iniciativa pioneira, numa clara demonstração de empreendedorismo, associada à vontade de oferecer como alternativa uma prestação de serviços de melhor qualidade à população, consistente no uso de técnicas para solução de conflitos. Outra participação que merece destaque, por seu empenho. Graduada em Pedagogia, pós-graduada em Inspeção e Supervisão Escolar, pós-graduação em Cidadania, Direitos Humanos no Contexto das Políticas Públicas.
Superintendente de Políticas Temáticas Transversais, na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social do Governo de Minas Gerais. Conselheira Estadual pelo CEDCA – Conselho Estadual da Criança e do Adolescente. Presidente do grupo de voluntariado Desperta Já BH.
Servidor Público Estadual, Diretor Estadual de Políticas de Promoção para Igualdade Racial e Povos Tradicionais, subordinado à Subsecretaria de Direitos Humanos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social; Presidente do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial, membro da Comissão Estadual para o Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais, Conselheiro Estadual de Cultura, Secretário Executivo do Fórum Intergovernamental de Gestores Municipais de Promoção da Igualdade Racial, foi Chefe de Gabinete na Secretaria Nacional de Promoção da Igualdade Racial, Ouvidor Nacional de Igualdade Racial, Coordenador do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial, onde tem atuado na defesa dos direitos das comunidades quilombolas, indígenas, ciganas e demais povos e comunidades tradicionais.
É filiado na 8ª Câmara de Mediação, Conciliação e Arbitragem no Estado do Rio de Janeiro como Mediador de Conflitos – Lei Federal 13.140/2015 e como árbitro extrajudicial – Lei Federal 9307/1996. Graduado em Pedagogia pela Universidade de Uberaba, Mestre Profissional em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local pelo Centro Universitário UNA. Pós-graduando Especialização em Mediação de Conflitos, pelo Centro de Mediadores Instituto de Ensino.
Pós-graduado MBA Gestão de Projetos pela Universidade Anhanguera, Pós-graduado Especialização em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça, Pós-graduado Especialização em Direitos Humanos pelo Centro Universitário Claretiano, pós-graduado especialização Inteligência de Estado e Inteligência de Segurança Pública, pela Escola Superior do Ministério Público de Minas Gerais, Pós-graduado Especialização em Democracia Participativa, República e Movimentos Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Estiveram presentes na inauguração da Câmara arbitral Clever Machado e a Cíntia Araújo da Sedese em Belo Horizonte.