A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias realizou, na última quarta-feira (30/8), a doação de kits de higiene pessoal para alunas da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Montes Claros (APAE). A ação foi promovida por meio do projeto “Mãos que Ajudam”, que mobiliza membros e amigos da Igreja a contribuírem com iniciativas sociais.
Trata-se de um programa permanente de ajuda humanitária e de serviço comunitário que, ao longo de cada ano, realiza centenas de ações sociais em todo o Brasil. Além disso, tradicionalmente, uma ação nacional é realizada em um único dia, promovendo benefícios à comunidade local.
Em 2023, o programa buscou realizar atividades em prol das pessoas com deficiência. Em Montes Claros, o projeto promoveu, junto aos membros, a arrecadação de itens para montagem de kits de higiene pessoal a serem doados para alunas da APAE, uma instituição que atua há mais de 50 anos oferecendo apoio e educação às pessoas com deficiência intelectual.
Representantes da Igreja estiveram presentes na entrega dos kits, sendo recebidos pela diretora da APAE, Eleni Dias Alves Fernandes, e pela coordenadora do Centro Dia da entidade, Patrícia Dias de Oliveira Versiane, que agradeceram as doações recebidas.
De acordo com Simone Siqueira Santos, líder das mulheres da Igreja de Jesus Cristo em Montes Claros, “os kits de higiene pessoal foram cuidadosamente montados com itens essenciais para moças e mulheres atendidas pela Apae, como sabonete, escova de dente, pasta de dente, absorventes e outros produtos fundamentais para a manutenção da saúde e do bem estar. Esses itens são muitas vezes subestimados, mas são vitais para a dignidade e autoestima”.
“Neste ato de carinho e cuidado, a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias demonstrou que sua missão vai além das questões religiosas, alcançando o âmago das necessidades humanas básicas. Com o projeto Mãos que Ajudam, ela inspira não apenas seus membros, mas toda a sociedade a se envolver ativamente no auxílio ao próximo, criando um ciclo virtuoso de ajuda mútua e compaixão”, diz Simone.
O presidente da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias no Norte de Minas, Fernando Lopes Cardoso, comenta que “o sucesso dessa iniciativa não seria possível sem a generosidade dos membros e amigos da igreja, que contribuíram com doações que possibilitaram a montagem dos kits. Através do espírito de comunidade e colaboração, demonstramos mais uma vez a importância de estendera mão para aqueles que mais precisam”.
“O projeto Mãos que Ajudam é uma prova tangível do compromisso da Igreja de Jesus Cristo em ser uma força positiva na sociedade, promovendo valores de compaixão, empatia e serviço desinteressado. Ele representa a crença de que, ao unir esforços e recursos, é possível criar um impacto real e duradouro nas vidas das pessoas”, diz Cardoso.
“As ações dos Serviços Humanitários da Igreja de Jesus Cristo são financiadas pelas doações generosas de seus membros que buscam seguir os ensinamentos de Cristo por meio do amor ao próximo” comenta o presidente Cardoso, que finaliza: “esta parceria reforça os laços entre a Igreja de Jesus Cristo e a Apae, ressaltando a importância da cooperação para a construção de uma sociedade mais solidária e inclusiva”.