O Hospital Universitário Clemente Faria (HUCF), por meio do Núcleo de Estudos e Pesquisa (NEP), em parceria com o setor de UTI Neonatal, promove o Simpósio Cuidar Para Cuidar: O desafio da Prematuridade e o Bem-Estar de Quem Cuida. O evento será nesta terça feira (26/11), às 7h30 no auditório do HUCF.
O simpósio faz parte da celebração do Novembro Roxo, uma campanha nacional de sensibilização sobre a prematuridade, e tem como objetivo promover a reflexão sobre os cuidados com os bebês prematuros, considerando também o bem-estar dos profissionais e familiares envolvidos nesse processo. O público-alvo inclui profissionais, servidores e acadêmicos, em especial, de setores como UTI neonatal, maternidade e berçário do hospital.
“Teremos momentos de sensibilização, acolhimento e reflexão, com a participação de profissionais da área da saúde, que contribuirão para enriquecer a discussão sobre o impacto emocional e psicológico de quem dedica seu cuidado aos recém-nascidos prematuros”, destaca a pediatra Cindy Machado Melo Rodrigues.
Com o simpósio, o Hospital Universitário visa fortalecer as práticas de cuidado na instituição, além de promover a troca de experiências e o apoio mútuo entre os profissionais e cuidadores. É uma oportunidade única para todos os envolvidos no cuidado do prematuro refletirem sobre a importância do apoio emocional e psicológico, tanto para os bebês quanto para aqueles que os acompanham no processo de recuperação e cuidado nois primeiros momentos de vida.
PROGRAMAÇÃO
7h30 – Abertura – NEP e UTI Neonatal
8h – Palestra “Prematuridade: o cuidado em nossas mãos!” – Dra. Cindy Machado Melo Rodrigues
8h30 – Palestra “Cuidados imediatos do RN prematuro” – Dr. Maurício Marcelo Costa
9h – Coffee Break
9h30 – Palestra “Cuidar de quem cuida” – Psicólogo Geraldo Zumba
mba 10h – Relato de experiência: “Mãe de prematuros” – Fabiana Leocádio
10h30 – Encerramento – NEP e UTI Neonatal
PALESTRANTES
Durante o evento, serão abordadas diversas questões relacionadas ao trabalho e ao cuidado com os prematuros, com enfoque nas perspectivas dos cuidadores e, para isso, o Simpósio conta com a participação de quatro palestrantes:
Maurício Marcelo Costa
Médico intensivista nas UTIs Neonatal e Pediátrica dos Hospitais Universitário Clemente Farias e Santa Casa de Montes Claros, Preceptor de Neonatologia do Programa de Residência Médica em Pediatria do Hospital Universitário Clemente Farias e instrutor dos cursos de Reanimação Neonatal e Transporte Neonatal pela Sociedade Brasileira de Pediatria, com experiência em Terapia Intensiva Neonatal e Pediátrica. Tema: Cuidados imediatos do RN prematuro.
Geraldo Zumba
Psicólogo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais(2020) e mestrado 1 em psicopatologia clínica psicanalítica – percurso clínico e psicopatologia na área médica pela Universidade Paris Citée (2022). Atua há 3 anos como psicólogo clínico, atualmente em consultório particular, na Clínica Médica Vida Saúde em Montes Claros, MG, e na Santa Casa de Montes Claros. Além disso, é professor universitário do curso de Psicologia na Unifipmoc. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicanálise, atuando principalmente nos seguintes temas: clínica, psicologia, saúde pública e atenção primária em saúde. Tema: Cuidar de quem cuida.
Fabiana Leocádio
Mãe de Izabella e dos gêmeos Tito e Milena, nascidos prematuros extremos com apenas 26 semanas. Tema: Relato de experiência.
Cindy Machado Melo Rodrigues – Pediatra, neonatologista, graduada pelo Instituto de Ciências da Saúde (2011), residência médica em Pediatria pela Universidade Estadual de Montes Claros (2015) e especialização em Medicina de Família pela Universidade Federal de Minas Gerais (2016). Titulada em Neonatologia pela Associação Médica Brasileira. Atual coordenadora das Unidades de Terapia Intensiva Neonatal e Pediátrica do HCMR.