A Prefeitura de Montes Claros realizará neste sábado (6), mais uma ação na ‘guerra’ contra o mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika. Neste fim de semana o “Dia D” será realizado na região do Grande Major Prates. Este será o último de uma série de mais de dez mutirões de limpeza contra o inseto realizados pela Prefeitura de Montes Claros somente no segundo semestre de 2025.As equipes vão se concentrar às 6h, na Praça Vicente Mota, em frente à Igreja Católica, Avenida Olímpio Prates.
Os bairros percorridos serão: Cidade Nova, Santo Expedito, Vila Guilhermina, Major Prates, Augusta Mota, Morada do Sol, Sagrada Família, Cândida Câmara, Funcionários, Cidade Santa Maria, Jardim São Luiz, Melo, Ibituruna, Residencial Monte Verde, Parque Sapucaia, Residencial Itália, Parque Jardim Liberdade, Morada do Parque, Morada da Serra, Reserva Real, Condomínio Gran Royalle, Residencial Serrano, Santa Tereza, Monte Belo, Residencial Montes Claros, Residencial Grécia e São Geraldo II.A Prefeitura vai promover o recolhimento de materiais como pneus, baldes, latas, garrafas de vidro, pets, carcaças de tanquinhos e geladeiras, ferro-velho, caixas d’água em desuso, tambores, lonas, brinquedos, canos e copos descartáveis. O mutirão não irá recolher itens como podas de árvores, camas, sofás, sobras de madeiras, material de construção (entulhos) e lixo doméstico.
É necessário que os moradores deixem os materiais nas portas das casas na sexta-feira à noite ou até às 6h30 deste sábado.
A reprodução do transmissor da dengue, o aedes aegypti. Os exemplos mais comuns são caixas d´água, pneus, garrafas, pratos e vasos de plantas. Mas o alerta é sobre a importância de estar atenta a outros criadouros de larvas do mosquito.
Tampinhas de garrafa, ocos de árvore, vasos sanitários em desuso, cacos de vidro fixados sobre os muros, embalagem de salgadinhos, cascas de ovo, frestas de janela, brinquedos esquecidos no quintal, bandeja coletora de água em aparelhos de ar-condicionado, reservatório de água atrás da geladeira. Esses são locais inusitados que podem acumular água suficiente para a reprodução do aedes aegypti.
NÃO ACUMULE LIXO NO QUINTAL
O acúmulo de moveis velhos, resíduos de construção civil ou galhos podem colocar em risco a saúde e a vida de moradores. Esses materiais deixados ao relento pode ser fonte criadora do mosquito aedes aegypti, mosquito-palha (Leishmaniose) e até de escorpiões.
A Prefeitura de Montes Claros disponibiliza uma área para a deposição regular desses materiais, onde qualquer morador pode fazer o descarte, com o objetivo de evitar ambientes propícios para a proliferação de animais peçonhentos e insetos transmissores de doenças.
Desta forma, se você precisa descartar entulhos, galhadas e móveis que podem colocar em risco a sua segurança e a dos seus vizinhos.