Governo viabilizará barramentos no semiárido

O governador Romeu Zema, do Novo, anunciou, no último sábado, durante a abertura da Expozebu, em Uberaba, que o Governo de Minas vai definir as obras, projetos e atividades de infraestrutura, na região do Semiárido mineiro, como essenciais e de utilidade pública.

O governador Romeu Zema, do Novo, anunciou, no último sábado, durante a abertura da Expozebu, em Uberaba, que o Governo de Minas vai definir as obras, projetos e atividades de infraestrutura, na região do Semiárido mineiro, como essenciais e de utilidade pública. A medida abrange 265 municípios da área de atuação do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene).

Publicado no sábado, o Decreto n° 48.806 é uma das respostas do Governo de Minas para a crise hídrica na região e pode viabilizar a construção de barramentos para acumulação de água superficial nesta região que, historicamente, é caracterizada pelas altas temperaturas, longos períodos de estiagem e chuvas escassas e irregulares.

As obras de construção de barramentos poderão ser realizadas, desde que autorizadas pelos órgãos ambientais. Os barramentos vão contribuir para a promoção do desenvolvimento da região, por meio do uso múltiplo da água, tais como saneamento, abastecimento e outros, gerando, assim, oportunidades de investimentos, emprego e renda.

UTILIDADE PÚBLICA – O decreto declara como utilidade pública os barramentos de usos múltiplos e de uso comum ou coletivo, destinados ao armazenamento de água, regularização da vazão e perenização de cursos d’água, além das obras projetos e atividades que, comprovadamente, melhorem na proteção ambiental nas Áreas de Preservação Permanente (APPs), definidas pelo órgão competente.

PROGRAMAS – No semiárido mineiro, o Governo do Estado já entregou cerca de 6,5 mil títulos de propriedade rural em 81 municípios nas regiões do Norte de Minas, Vale do Jequitinhonha e Rio Doce, desde 2019 até o início de 2024. Com a entrega dos títulos, além da segurança jurídica do imóvel, o produtor passa a ter acesso às políticas públicas como a crédito rural, que é um recurso que pode ser usado em melhorias na propriedade, em tecnologias para o aumento da produção, melhorando a qualidade de vida das famílias e fortalecendo a economia regional.

GARANTIA-SAFRA – Na safra 2022/2023, mais de 35 mil agricultores familiares, de 106 municípios do da região do semiárido mineiro, receberam o seguro do Programa Garantia-Safra. O benefício anual de R$ 1,2 mil é pago aos agricultores dos municípios que comprovem perdas de 50% ou mais das suas lavouras em razão de secas ou chuvas em excesso. O aporte estadual ao Fundo Garantia-Safra foi de R$ 5,1 milhões.

Governo viabilizará barramentos no semiárido
Romeu Zema anuncia ações que visam combater a crise hídrica no semiárido mineiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Emenda que amplia salário será votada
Emenda que amplia salário será votada
Presidente da Amams é homenageado pela AMM
Presidente da Amams é homenageado pela AMM
Prefeitura entrega certidões de regularização fundiária urbana
Prefeitura entrega certidões de regularização fundiária urbana
Governo aumenta reajuste salarial para 4,62%
Governo aumenta reajuste salarial para 4,62%
Cidade terá programa Governança Corporativa
Cidade terá programa Governança Corporativa
Projeto prevê proteção à mulher vítima de violência
Projeto prevê proteção à mulher vítima de violência
Montes-clarense assume o TSE pela segunda vez
Montes-clarense assume o TSE pela segunda vez
Prefeitura presta contas na Câmara
Prefeitura presta contas na Câmara
Zema exalta posse de montes-clarense no TSE
Congresso destaca apoio do Governo às prefeituras
Estado apresenta soluções inovadoras para municípios
Vereadores pedem fim do lixão no bairro Canelas
Deputada do PL vai assumir Secretaria no governo Zema
TRE trabalha com foco nas eleições municipais
Último FPM de maio tem aumento de 20%
Deputados aprovam revisão dos salários para servidores
PC alerta para notícias falsas sobre carteira de identidade
TJMG participa do anúncio das obras de quartel dos Bombeiros
Polícia Civil lança site sobre desaparecimento de pessoas
Polícia de Meio Ambiente lança Operação “Curupira”
Forças de segurança protestam por reajuste