[views count="1" print="0"]

Governo garantirá segurança hídrica

Em apoio à regularização do uso das águas subterrâneas na bacia hidrográfica do Rio Verde Grande, no Norte de Minas, o Governo de Minas assinou protocolo de intenções junto a representantes do setor produtivo, nessa quinta-feira.

Em apoio à regularização do uso das águas subterrâneas na bacia hidrográfica do Rio Verde Grande, no Norte de Minas, o Governo de Minas assinou protocolo de intenções junto a representantes do setor produtivo, nessa quinta-feira.

O acordo foi firmado durante café da manhã na sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), em Belo Horizonte. Assinaram o documento representantes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), do Instituto Mineiro de Gestão de Águas (Igam), da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), da Faemg e do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Verde Grande.

O protocolo de intenções tem como objetivo construir bases para implementação do programa “Raízes Hídricas”, criado para aumentar a segurança hídrica do Norte de Minas, em especial dessa bacia hidrográfica. O diretor-geral do Igam, Marcelo da Fonseca, explica que a região está sob uma gestão especializada, em função da declaração da área de restrição e controle de águas subterrâneas, um procedimento específico para garantir a sustentabilidade do uso da água nesses locais.

“Por meio deste protocolo, todos os partícipes vão somar esforços para construir um grande programa de regularização dos usos na bacia e também promover o aumento da disponibilidade hídrica. A partir disso, serão empreendidas ações estruturantes e não-estruturantes para alcançar o objetivo desse projeto”, avalia Marcelo da Fonseca.

APOIO E REGULARIZAÇÃO – Para a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, o acordo leva em conta os desafios da gestão hídrica em Minas, especialmente em relação às águas subterrâneas.

“Vamos trabalhar em um esforço contínuo para dar condições de regularização aos produtores rurais que dependem da água subterrânea para abastecimento, consumo próprio e dos animais, além do processo de irrigação, e iniciaremos uma série de ações para apoio à mobilização da regularização das águas subterrâneas no Norte do Estado”, registra a secretária.

Governo garantirá segurança hídrica
Reunião em que foi assinado protocolo para regularização de águas subterrâneas no Norte de Minas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

LULA CUPULA
Lula leva agenda climática ao centro do G7
stf x bigtechs
STF impõe novas regras e amplia dever das plataformas
Professores doutores denunciam salários defasados da Unimontes
Projeto de Lei propõe nomeação de reitor da Unimontes pelo voto direto
CONGRESSO
Mulheres ainda ocupam menos de 20% do Congresso Nacional
LDO - AUDIENCIA PUBLICA
LDO projeta orçamento de R$ 3,3 bilhões para 2027
Screenshot_22
Entrega de máquinas reforça municípios da região
Deputado Carlos Pimenta
Deputado se reúne com secretário de Saúde em Minas
01 - FCA - VLI
Proposta final para concessão da FCA inclui corredor ferroviário Minas–Bahia
Renatura lização de rios é estratégia contra enchentes nas cidades
Funasa e Ministério firmam acordo para levar água a quilombolas
Prefeitura leva cidadania e serviços públicos
Governo mineiro divulga lista de agraciados com a Medalha da Inconfidência
Eduardo Cunha avança e articula base na região
Câmara Municipal concede título de Cidadão Honorário a Tampinha
ZEMA ANTECIPA SAÍDA E ENTRA NO JOGO PRESIDENCIAL
Ano Novo reacende conflitos antigos sem fim
Planta de biometano lançada em Uberaba 
Enfrentar a crise climática é proteger a infância 
Balança de Uberlândia tem recorde histórico 
Sistema Comércio na Rua leva serviços, cultura e oportunidades a cidades mineiras 
MGC 418 é uma nova ‘Rodovia da Morte’