O Governo de Minas realizou, nessa segunda- -feira (8/12), Dia dos Gerais, a entrega das medalhas Matias Cardoso e Maria da Cruz a personalidades que contribuem para o desenvolvimento cultural, econômico e social do Norte de Minas. O vice-governador Mateus Simões concedeu a Medalha dos Gerais aos 20 homenageados. Dez homens receberam a Medalha Matias Cardoso, e dez mulheres, a Medalha Maria da Cruz. “É muito simbólico que a gente tenha escolhido para nomear essas duas medalhas exatamente de Maria da Cruz e Matias Cardoso. Carregamos o exemplo de Mãe Piana, que está com imagem ali a frente da igreja. Lembramos da memória viva da cidade de Matias Cardoso.
“Eu fico feliz da gente ter a condição de comemorar os homens e as mulheres do Norte de Minas, que são excepcionais. O povo daqui merece todo o nosso cuidado, nossa atenção. Tenho muito orgulho de ser o vice-governador que mais veio ao Norte de Minas. Quero agradecer a cada um que veio aqui, que esteve junto nesse momento tão especial. Viva Matias Cardoso, viva Maria da Cruz”, destacou o vice-governador.
O secretário de Estado de Governo, Marcelo Aro, fez questão de falar da importância da medalha e do resgate histórico que ela carrega. “Esse dia de hoje não é só especial porque mudamos a capital de Belo Horizonte para Matias Cardoso. Isso é um jeito de resgatar nossas origens, nossa história. Essa medalha é muito especial, ela pede aos homenageados para que eles façam um compromisso com os valores de Matias Cardoso e Maria da Cruz: coragem, compromisso e senso de justiça. E é isso que gostaria que os homenageados carregassem consigo”.
A honraria é um reconhecimento do Estado para pessoa física ou jurídica, criado em 2011 e sempre entregue no dia 8/12. A data em que se comemora o Dia das Gerais também prevê a transferência simbólica da capital mineira para a cidade de Matias Cardoso.
Seis dos escolhidos para receber a homenagem foram indicados pelo governador de Minas, enquanto os outros 14 foram selecionados pelos integrantes do Conselho Já a Medalha dos Gerais – Grande Colar, criada em 2017, é destinada exclusiva- mente a autoridades com cargos oficiais na União, Estados, Distrito Federal e Municípios. Neste ano, ela foi entregue ao prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarães.
A honraria já foi concedida ao presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Tadeu Martins Leite, em 2024, ao procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Jarbas Soares Júnior, em 2023, e ao ex-prefeito de Betim, Vittorio Medioli, em 2017.
As medalhas foram entregues aos seguintes agraciados:
Grande Colar Guilherme Augusto Guimarães de Oliveira, prefeito de Montes Claros Matias Cardoso Carlos Welth Pimenta de Figueiredo, deputado estadual José Aparecido Mendes Santos, prefeito de Janaúba Jimmy Diogo Silva Murça, prefeito de Jaíba Saulo Gabriel Antunes Feliciano, O Dr. Saulo, prefeito de Monte Azul Astério Itabayana Neto, vice-presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) Eduardo Antônio Codo Santos, diretor-executivo de Finanças e Execução Orçamentária (Dirfin) do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).
André Oliveira Ruas Abreu, médico cardiologista Ronaldo Mota Dias, médico veterinário Astério Pereira Lima, produtor rural Rui Mourão, escritor (in memoriam) MARIA DA CRUZ Mônica Aragão Martiniano Ferreira e Costa, desembargadora do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) Laura Helena Xavier Ferreira, juíza de Direito do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) Marixa Fabiane Lopes Rodrigues, juíza auxiliar da Corregedoria-Geral de Justiça do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG)Samyra Ribeiro Namen, promotora de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) Talyane Alves Pereira, prefeita de Berizal Beatriz Coelho Morais de Sá, advogada Natalie Marie Claire Oliffson Nunes Rodrigues, subsecretária Municipal de Turismo de Montes Claros Franciele Cardoso Ferreira, gerente de Tra- balho e Emprego da Prefeitura Municipal de Ja- naúba Celcina Alves dos Santos Evangelista, pedagoga Rita Gomes Lopes, ar- tesã