O Governo de Minas participa da 11ª edição do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), a partir dessa quinta-feira, na região do Parque Estadual Pedra Azul, no Espírito Santo. Com participação dos governadores do Sul e do Sudeste (MG, RS, SP, SC, RJ, PR e ES), além de secretários de Estado e equipes técnicas das sete unidades federativas, esta nova etapa do encontro abre espaço para temas como adaptação às mudanças climáticas, reforma tributária e segurança pública, assuntos que nortearão os encontros até este sábado.
Criado em 2019, o Cosud foi pensado como uma iniciativa para fortalecer a cooperação entre os governos estaduais das duas regiões, que reúnem mais de 114 milhões de habitantes, mais da metade da população brasileira. Os sete estados também respondem por 70% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
PROGRAMAÇÃO – Nessa quinta-feira, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, do Novo, e os demais chefes de Estado atenderam a imprensa na cerimônia de abertura. Nesta sexta-feira, eles farão caminhada de 3 quilômetros no início da manhã, antes das reuniões dos 14 grupos técnicos (GTs) que compõem o 11º Cosud, realizados ao longo do dia. Os destaques traçados por estes grupos de trabalho farão parte da Carta dos Governadores, documento que será lido pelos chefes dos Executivos estaduais no sábado, durante a cerimônia de encerramento, onde haverá outro momento de atendimento à imprensa.