O Governo de Minas realizou, nesse domingo, 8, Dia dos Gerais, a entrega das medalhas Matias Cardoso e Maria da Cruz a pessoas que contribuem para o desenvolvimento cultural, econômico e social do Norte de Minas. O governador Romeu Zema, do Novo, concedeu a Medalha dos Gerais aos 20 homenageados, em solenidade realizada na cidade de Matias Cardoso. Dez homens foram agraciados com a Medalha Matias Cardoso e, dez mulheres, com a Medalha Maria da Cruz. Entre os homenageados, o ministro Antônio Fabrício de Matos Gonçalves, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), natural de Brasília de Minas. “Hoje é dia de celebrar uma região que transformou o sol quente mineiro em uma rica fonte de energia renovável, contribuindo para que Minas Gerais assumisse a liderança absoluta da sustentabilidade no Brasil. Por isso, é com muita alegria que venho a Matias Cardoso novamente para participar da entrega da Medalha dos Gerais, no dia em que a capital de Minas é transferida simbolicamente para cá. Essa é uma merecida homenagem para as pessoas que contribuíram com o desenvolvimento cultural, econômico e social do Norte de Minas. Porque são as pessoas que fazem dessa região um lugar tão importante e especial para o nosso estado”, disse o governador.
A honraria, criada em 2011, é um reconhecimento do Estado para pessoas físicas ou jurídicas. A data em que se comemora o Dia das Gerais também marca a transferência simbólica da capital mineira para a cidade de Matias Cardoso. Seis dos escolhidos para receber a homenagem são indicados pelo governador do estado, enquanto os outros 14 são selecionados pelos integrantes do Conselho Permanente da Medalha dos Gerais. Já a Medalha dos Gerais – Grande Colar, criada em 2017, é destinada exclusivamente a autoridades com cargos oficiais na União, Estados, Distrito Federal e Municípios. Neste ano, ela foi entregue ao presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Tadeu Martins Leite, o Tadeuzinho, do MDB. “Essa comenda, dentre outras que já recebi, tem um significado tão especial. Agradeço ao governador Romeu Zema e ao conselho da Medalha dos Gerais pela deferência, ao me indicarem para receber o grande colar, aqui, em minha terra, junto dos meus amigos e de minha família”, ressaltou o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Tadeu Martins Leite. Anteriormente, a honraria foi entregue ao procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Jarbas Soares Júnior, em 2023; e ao prefeito de Betim, Vittorio Medioli, em 2017. Em 2024, as medalhas serão entregues aos seguintes agraciados: GRANDE COLAR: Deputado Luiz Tadeu Martins Leite, presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
MATIAS CARDOSO: Antônio Fabrício de Matos Gonçalves, Ministro do Tribunal Superior do Trabalho; Thales Almeida Pereira Fernandes, Secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado de Minas Gerais (Seapa); Bruno Terra Dias, Desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG); Adalberto Guimarães Menezes, Tenente-Coronel do Exército Brasileiro; Mauro Ribeiro Lopes, Suplente de Deputado Federal; Ernandes Ferreira da Silva, Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Montes Claros; Fellipe Soares Leal, Advogado; José Rosendo Lopes Francisco, empresário; Jairo Ferreira da Silva, Produtor de Eventos do Governo do Estado de Minas Gerais; Pedro Alberto Batista Martins, Artesão. MARIA DA CRUZ: Célia Xakriabá, deputada federal; Raquel Batista Rocha Machado Teixeira, promotora de Justiça; Terezinha Marcília do Amaral Toledo, prefeita de Aracitaba; Aline Brandão Silva, subsecretária de Cerimonial e Eventos da Secretaria de Estado de Governo; Nilde Antunes Rodrigues Lage, presidente da Associação Central dos Fruticultores do Norte de Minas (Abanorte); Hilda Andréa Loschi, vice-presidente do Sindicato Rural de Montes Claros; Luciana Maria Costa Cordeiro, professora da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes); Ana Maria Soares Valentini, engenheira florestal; Kamila Karoline Silva Carvalho, 2º sargento da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG); Vanessa Sales Carvalho, investigadora da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG).