A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Montes Claros promoveu a primeira reunião para construção da proposta de criação do Pacto pelo Desenvolvimento Turístico do Norte de Minas. Foi um dia de diálogo, união e planejamento para o futuro do turismo regional. Participaram deste primeiro encontro técnico dirigentes das IGRs (Instâncias de Governança Regionais), gestores municipais e representantes de diferentes universidades, entidades e órgãos, que foram recebidos pela secretária de Cultura e Turismo de Montes Claros, Júnia Rebello, e pela subsecretária de Turismo da cidade, Natalie Oliffson. Estava presente também o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico de Grão MogoI e líder do movimento pela Cordilheira do Espinhaço, Ítalo Mendes.
Na oportunidade, foram debatidas formas de fomentar o turismo norte mineiro com foco no turismo regional. Para tanto, buscou-se promover a integração de esforços e a criação de sinergias entre as diversas entidades que atuam para a promoção do desenvolvimento turístico de nossa região.
A intenção do encontro, de acordo com a secretária de Cultura e Turismo, Júnia Rebello, é a construção de um plano de trabalho través de ações integradas entre os poderes públicos municipais e estaduais e as diferentes entidades com atuação regional: “o nosso território é rico em cultura, natureza e identidade. Para transformar esse potencial em desenvolvimento, é essencial que os diversos atores do trade turístico caminhem juntos, contribuindo para políticas públicas mais fortes e ações integradas entre municípios e entidades”. Serão, no total, quatro encontros para a elaboração do Plano. Os próximos estão agendados para acontecer nos dias 20 de fevereiro, 9 de março e 20 de março.