Após 45 dias de campanha, Montes Claros escolhe neste domingo, o novo prefeito, que sucederá Humberto Souto – sem partido – e os 23 novos vereadores, para mandato de quatro anos. De acordo com o mais recente levantamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a cidade conta com exatos 277.710 eleitores aptos a comparecer às urnas para eleger os representantes políticos. Montes Claros está entre as nove cidades de Minas que podem definir a eleição para prefeito em dois turnos. O segundo turno está previsto para o próximo dia 27. Para se eleger no primeiro turno, um dos candidatos precisa ter cinquenta por cento dos votos válidos mais um.
Concorrem à Prefeitura de Montes Claros, o atual vice-prefeito Guilherme Guimarães, do União Brasil, apoiado pelo prefeito Humberto Souto, o superintendente licenciado da Santa Casa, Maurício Sérgio Souza e Silva, do PL, que conta com o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro, do PL e da ex-primeira-dama, Michele Bolsonaro, o deputado federal Paulo Guedes, do PT, que tem o respaldo do presidente Lula, do PT, o suplente de deputado federal Délio Pinheiro, do PDT e o empresário Fábio Máquinas, do PMN.
Apesar das tentativas dos candidatos, o atual presidente e o antecessor não vieram à cidade participar da campanha. Lula gravou vídeo em apoio a Paulo Guedes, mostrado no horário eleitoral gratuito no rádio e na tevê. Bolsonaro e a ex-primeira-dama também gravaram vídeos pedindo votos para o candidato do PL. Já o deputado federal Nikolas Ferreira, do PL, mais votado do país nas eleições de 2022 com 1,5 milhão de votos, sendo majoritário na cidade com mais de 22 mil votos, retornou a Montes Claros, semana passada, participou de motocarreata de Maurício do aeroporto ao comitê do candidato a prefeito e pediu votos.
SEGURANÇA – A previsão é de que se tenha uma votação tranquila, que se iniciará às 8h deste domingo e se encerrará às 17h. As Polícias Federal, Civil, Rodoviária e o Ministério Público Estadual se reuniram nessa sexta-feira, em que discutiram estratégias para a segurança das eleições. As forças de segurança estarão atentas para que os eleitores tenham tranquilidade para ir às urnas e escolher o prefeito e vereadores. Quem for flagrado fazendo boca de urna, proibida pela legislação, será detido e levado à Delegacia de Polícia.
TRANSPORTE- Em Montes Claros, o Decreto Municipal nº 4.867 assegura a gratuidade do transporte coletivo urbano aos munícipes durante os dias de votação. A medida considera que o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que, até a edição de Lei pelo Congresso Nacional sobre a matéria, caberá ao Poder Público Municipal a responsabilidade por garantir o transporte público urbano gratuito nos dias das eleições, com frequência compatível àquela dos dias úteis.
A iniciativa também leva em consideração o Ofício nº 101/2024, de 27 de setembro de 2024 da 184ª zona eleitoral, o qual solicita informações sobre o transporte público urbano gratuito nos dias das eleições municipais; e a recomendação da Promotoria Eleitoral nº 7/2024, de 30 de setembro de 2024, da 317ª zona eleitoral, no sentido de que sejam adotadas as providências necessárias para assegurar, nos dias de votação, a oferta gratuita de transporte coletivo urbano municipal.
Com isso, fica determinada a disponibilização gratuita do serviço de transporte público coletivo urbano de passageiros, que deverá ser mantido em níveis normais, na frequência compatível com àquele prestado em dias úteis. O decreto ainda determina que caberá à Empresa Municipal de Planejamento, Gestão e Educação em Trânsito e Transportes de Montes Claros (MCTrans) elaborar junto à concessionária de transporte público municipal a rede de serviços e o quadro de horários para cumprimento do decreto.