[views count="1" print="0"]

Futuro de Montes Claros será definido nas urnas

Mais de 277 mil eleitores podem eleger o futuro prefeito e os 23 novos vereadores

Após 45 dias de campanha, Montes Claros escolhe neste domingo, o novo prefeito, que sucederá Humberto Souto – sem partido – e os 23 novos vereadores, para mandato de quatro anos. De acordo com o mais recente levantamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a cidade conta com exatos 277.710 eleitores aptos a comparecer às urnas para eleger os representantes políticos. Montes Claros está entre as nove cidades de Minas que podem definir a eleição para prefeito em dois turnos. O segundo turno está previsto para o próximo dia 27. Para se eleger no primeiro turno, um dos candidatos precisa ter cinquenta por cento dos votos válidos mais um.

Concorrem à Prefeitura de Montes Claros, o atual vice-prefeito Guilherme Guimarães, do União Brasil, apoiado pelo prefeito Humberto Souto, o superintendente licenciado da Santa Casa, Maurício Sérgio Souza e Silva, do PL, que conta com o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro, do PL e da ex-primeira-dama, Michele Bolsonaro, o deputado federal Paulo Guedes, do PT, que tem o respaldo do presidente Lula, do PT, o suplente de deputado federal Délio Pinheiro, do PDT e o empresário Fábio Máquinas, do PMN.

Apesar das tentativas dos candidatos, o atual presidente e o antecessor não vieram à cidade participar da campanha. Lula gravou vídeo em apoio a Paulo Guedes, mostrado no horário eleitoral gratuito no rádio e na tevê. Bolsonaro e a ex-primeira-dama também gravaram vídeos pedindo votos para o candidato do PL. Já o deputado federal Nikolas Ferreira, do PL, mais votado do país nas eleições de 2022 com 1,5 milhão de votos, sendo majoritário na cidade com mais de 22 mil votos, retornou a Montes Claros, semana passada, participou de motocarreata de Maurício do aeroporto ao comitê do candidato a prefeito e pediu votos.

SEGURANÇA – A previsão é de que se tenha uma votação tranquila, que se iniciará às 8h deste domingo e se encerrará às 17h. As Polícias Federal, Civil, Rodoviária e o Ministério Público Estadual se reuniram nessa sexta-feira, em que discutiram estratégias para a segurança das eleições. As forças de segurança estarão atentas para que os eleitores tenham tranquilidade para ir às urnas e escolher o prefeito e vereadores. Quem for flagrado fazendo boca de urna, proibida pela legislação, será detido e levado à Delegacia de Polícia.

TRANSPORTE- Em Montes Claros, o Decreto Municipal nº 4.867 assegura a gratuidade do transporte coletivo urbano aos munícipes durante os dias de votação. A medida considera que o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que, até a edição de Lei pelo Congresso Nacional sobre a matéria, caberá ao Poder Público Municipal a responsabilidade por garantir o transporte público urbano gratuito nos dias das eleições, com frequência compatível àquela dos dias úteis.

A iniciativa também leva em consideração o Ofício nº 101/2024, de 27 de setembro de 2024 da 184ª zona eleitoral, o qual solicita informações sobre o transporte público urbano gratuito nos dias das eleições municipais; e a recomendação da Promotoria Eleitoral nº 7/2024, de 30 de setembro de 2024, da 317ª zona eleitoral, no sentido de que sejam adotadas as providências necessárias para assegurar, nos dias de votação, a oferta gratuita de transporte coletivo urbano municipal.

Com isso, fica determinada a disponibilização gratuita do serviço de transporte público coletivo urbano de passageiros, que deverá ser mantido em níveis normais, na frequência compatível com àquele prestado em dias úteis. O decreto ainda determina que caberá à Empresa Municipal de Planejamento, Gestão e Educação em Trânsito e Transportes de Montes Claros (MCTrans) elaborar junto à concessionária de transporte público municipal a rede de serviços e o quadro de horários para cumprimento do decreto.

Mais de 277 mil eleitores podem eleger o futuro prefeito e os 23 novos vereadores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Carlos Pimenta reforça Bancada Norte mineira Posse amplia articulação estratégica na Assembleia Legislativa
Carlos Pimenta reforça bancada Norte mineira
ALMG Aprova Privatização Copasa em Primeiro Turno
ALMG Aprova Privatização Copasa em Primeiro Turno
WhatsApp Image 2025-12-03 at 19.30.39 (1)
Montes Claros aprova Lei de Inovação e impulsiona era digital
Câmara de vereadores reconhece os 40 anos da ABMCJ
Legisladores reconhecem os 40 anos da ABMCJ
Projeto que reconhece “Terra do Sol e da Energia Solar” pronto para virar lei
Projeto que reconhece “Terra do Sol e da Energia Solar” pronto para virar lei
Seminário debate direitos de quilombolas e comunidades
Seminário debate direitos de quilombolase comunidade
Carlos Pimenta retomará cadeira na ALMG após saída de Alencar
Carlos Pimenta retomará cadeirana ALMG após saída de Alencar
Gil Pereira destaca liderança de MG na transição energética
Gil Pereira destaca liderança de MG na transição energética
Emater realizou 10º Fórum sobre regularização
ALMG Sanciona Observatório Violência Mulher Minas
DPMG realiza 1ª reunião do Comitê Gestor do SOLAR
Montes Claros recebe encontro regional do PL nesta sexta-feira
TRE-MG discute estratégias para ampliar cadastramento na região
Elaboração de planos municipais de saneamento pauta workshop
Prefeito reafirma compromisso da cidade com o meio ambiente
Deputado exalta a importância do Cemig Agro
Black Friday 2025 impulsiona comércio e melhora resultados em Minas Gerais 
Mucuri reforça representação na Assembleia 
Emater realizou 10º Fórum sobre regularização
Três pessoas morrem em acidente na BR-251
Após 33 anos, Mirabela volta a ter uma mulher na presidência