Muita gente deixa para declarar Imposto de Renda nos últimos dias. Neste ano, o prazo termina no dia 31 de maio. Os declarantes podem aproveitar essa oportunidade para ajudar crianças e adolescentes, fazendo valer o direito de destinar 3% do valor devido, ao invés de deixar todo o valor com o governo. Uma das instituições beneficiadas pelo Imposto de Renda é a Fundação Sara, com sede em Montes Claros e Belo Horizonte.
A instituição atua desde 1998 e já beneficiou cerca de 1.500 crianças e adolescentes com câncer do Norte de Minas e outras regiões. A contribuição fiscal é um ato indispensável para ajudar nas despesas de assistência e acolhimento dos assistidos. Por meio dela, a Fundação Sara consegue custear exames de alto custo, medicamentos e atendimento por equipe multiprofissional para que as chances de cura sejam maiores.
Neste ano, os recursos podem proporcionar ainda mais benefícios para as crianças e adolescentes com câncer. A Fundação Sara está construindo o Hospital de Câncer Sara Albuquerque, um lugar de cura e esperança, com o intuito de oferecer as mesmas oportunidades de tratamento encontradas em centros de referência de outras cidades. Esta iniciativa é uma parceria com a Santa Casa de Montes Claros.
O hospital está sendo construído em terreno de aproximadamente 1.200m², localizado no Centro de Montes Claros. A obra, estimada em R$ 8 milhões, será composta por trê pavimentos: subsolo, térreo e 1º andar. A estrutura contará com 11 leitos pediátricos para quimioterapia, um leito de isolamento, três apartamentos, ambulatório, consultórios, sala de procedimentos, brinquedoteca, sala de reabilitação e espaço família. Do valor total necessário para a conclusão da obra, ainda falta captar 5 milhões.
DESTINAÇÃO
Como funciona a destinação e qual a vantagem para o declarante? Quem tem restituição ou imposto a pagar pode participar e destinar recursos, beneficiando-se da lei e fazendo valer seu direito. O valor destinado é automaticamente deduzido do imposto total a ser pago. No caso de quem tem imposto a restituir, também é possível fazer a destinação. Neste caso, o valor será acrescido à restituição.
É uma iniciativa fácil de fazer, pois é no próprio formulário da declaração, e sem custo nenhum para o declarante. “No Brasil, estima-se que mais de 5 bilhões de reais poderiam ser destinados se todos os declarantes exercessem esse direito, um valor que poderia melhorar a vida de diversas pessoas, por meio de instituições como a Fundação Sara”, explica o auditor da Receita Federal, Andrey Soares de Oliveira.
Aos que já realizaram a destinação, é necessário enviar o comprovante do valor destinado para a instituição escolhida, pois só assim é possível resgatar o valor junto ao Fundo da Infância e da Adolescência (FIA). Para fazer valer seu direito, fale com seu contador ou entre em contato pelo WhatsApp com a Fundação Sara (38) 99903-8393. No site www.fundacaosara.org.br/ imposto de renda há mais informações, inclusive um passo a passo.
SOBRE A FUNDAÇÃO
A Fundação Sara foi instituída em junho de 1998, na cidade de Montes Claros/MG, com o intuito de oferecer amparo a todas as famílias da região com crianças e adolescentes com câncer. O desejo de criar uma instituição filantrópica nasceu no coração de Álvaro e Marlene, pais da pequena Sara, que durante mais de dois anos lutou para vencer a doença, mas infelizmente não resistiu.
Quem acompanhou a história de luta da família se comoveu e se juntou à causa e, assim, a Instituição foi ganhando força. A missão de oferecer assistência social foi ampliada para outros eixos, como o trabalho de diagnóstico precoce, realizado na região; as significativas contribuições aos hospitais onde as crianças e adolescentes se tratam; e a criação de uma filial na capital mineira, em 2010. Em 25 anos de atuação, já são mais de 1.500 famílias amparadas.
Em 2018, 2020 e 2022 a Fundação Sara foi reconhecida pelo Instituto Doar como uma das 100 Melhores ONGs do Brasil em gestão e transparência. Em 2022, a instituição foi contemplada com o Prêmio Integridade pelo Ministério Público de Minas Gerais – MPMG, comprovando sua atuação com boas práticas de gestão, governança, integridade e conformidade no estado.
Para proporcionar mais chances de cura para crianças e adolescentes, a Fundação Sara está construindo em Montes Claros o Hospital de Câncer Sara Albuquerque, o primeiro do Norte de Minas exclusivo para crianças e adolescentes. Uma parceria com a Santa Casa de Montes Claros. Para saber mais sobre a Fundação Sara acesse www.fundacaosara.org.br.