A Fundação de Saúde Dilson de Quadros Godinho celebrou nessa segunda-feira (17), seus 30 anos de atuação, marcados pelo compromisso filantrópico, pelo cuidado humanizado e pelos contínuos investimentos em saúde, tecnologia e infraestrutura para a população do Norte de Minas.
Criada em 1995 como entidade civil, filantrópica e beneficente, a Fundação ampliou sua atuação a partir de 2006, quando assumiu os atendimentos médicos em saúde e fundou o Hospital Dilson Godinho (HDG) — hoje referência regional de média e alta complexidade nas áreas de Oncologia, Nefrologia e Cardiologia, entre outras especialidades médicas.
Localizada em Montes Claros, quinta maior cidade de Minas Gerais, a instituição atende, em conjunto com demais hospitais da região, a uma população superior a 2 milhões de habitantes, abrangendo os 86 municípios da macrorregião norte de saúde, além dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e da região sul da Bahia. Em 2011, a Fundação recebeu do Ministério da Saúde o certificado de entidade beneficente de assistência social na área da saúde, reforçando seu papel essencial no atendimento público.
CÂMARA MUNICIPAL
Como parte das celebrações pelos 30 anos, a Fundação será homenageada pela Câmara de Vereadores de Montes Claros. Nesta quarta-feira (19), às 19h, no plenário da Casa Legislativa, a Instituição receberá a Placa Alferes José Lopes de Carvalho. A homenagem é de autoria do vereador Daniel Dias (PCdoB), que já havia solicitado a realização de sessão especial para reconhecer o trabalho e a importância da Fundação para a saúde regional.
Para o diretor-presidente da Fundação, Helder Leone Alves de Carvalho, os 30 anos representam um marco histórico para a Instituição. “Chegar aos 30 anos é celebrar uma trajetória de compro- misso, responsabilidade social e dedicação ao cuidado com a vida. Este é um momento de gratidão a todos que fazem parte dessa história e, ao mesmo tempo, de reafirmação do nosso compromisso em evoluir e oferecer um atendimento cada vez mais qualificado para a população do Norte de Minas. Seguimos firmes no propósito de ser referência em saúde e de transformar positivamente a realidade da nossa região”, destaca Leone.
Entre os colaboradores que fazem parte dessa história desde o início está Estela Santos Alves, auxiliar de faturamento há 30 anos, que testemunhou de perto a evolução da Fundação.
“Tenho muito orgulho de fazer parte dessa Instituição desde o primeiro dia. Vi o crescimento, os desafios, as conquistas e a dedicação de tantas pessoas que ajudaram a construir o que somos hoje. Trabalhar aqui é mais do que um emprego; é fazer parte de um compromisso com a comunidade e com a saúde da nossa região”, destacou a colaboradora.
A Fundação possui 146 leitos entre públicos, convênios e particulares, com projeto de expansão para 180 leitos até dezembro de 2026. Conta ainda com um Centro de Terapia Intensiva (CTI) com 19 leitos, Centro Cirúrgico moderno, Hemodinâmica equipada para pro- cedimentos de ponta e um Centro de Diagnóstico que oferece exames laboratoriais e de imagem de alta precisão.
A Instituição também estende sua assistência para além de Montes Claros. Em suas Unidades de Extensão Clínica em Oncologia, oferece serviços em Salinas, Pirapora e Brasília de Minas e em Nefrologia em Salinas e Pirapora.
O atendimento de urgência e emergência é realizado por meio do Pronto-Socorro 24h, nas especialidades de clínica médica, cardiologia, oncologia e nefrologia; e do Pronto Atendimento 24h, que cobre clínica médica, cardiologia e ortopedia, além de especialidades sob agendamento, como urologia, ginecologia, cirurgia geral, anestesiologia e exames cardiológicos.
A Fundação de Saúde Dilson de Quadros Godinho tem investido de forma contínua em tecnologias de ponta, treinamentos regulares das equipes e ações voltadas à humanização do atendimento. Entre os destaques recentes está o pioneirismo da Instituição na criação da primeira equipe intra-hospitalar de cuidados paliativos entre os hospitais de Montes Claros, atuando na modalidade de interconsulta.
Outro avanço em implementação é o sistema de Dose Unitária, que promove segurança, eficiência e controle na distribuição de medicamentos aos pacientes in- ternados, considerado atualmente o modelo mais eficaz de gestão terapêutica.
No campo da gestão hospitalar, a fundação investiu na implantação da plataforma Tasy, um dos softwares mais modernos do país para gestão de processos assistenciais e administrativos, fortalecendo a segurança do paciente e a agilidade nas tomadas de decisão.
Além disso, tem ampliado sua infraestrutura, com a abertura de novas alas e apartamentos que aprimoram a qualidade da hotelaria e o conforto dos pacientes.
Com missão de prestar assistência hospitalar baseada nas melhores práticas de saúde, visão de ser modelo de Assistência Hospitalar no Norte de Minas até 2030, e valores pautados em ética, humanização, qualidade e valorização profissional, a Fundação de Saúde Dilson de Quadros Godinho segue avançando, inovando e fortalecendo o cuidado integral à população.