[views count="1" print="0"]

Frente defende promulgação de PEC para acabar com entraves

PRESIDENTE do Cimams, Adaildo Rocha, durante a audiência

O Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Área Mineira da Sudene (Cimams) participou, na terça-feira (21/10), no auditório José Alencar, da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), da reunião de lançamento da Frente Parlamentar Mineira em Apoio aos Consórcios Públicos do Estado. Na ocasião, a Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização realizou uma audiência pública para debater a situação dos consórcios públicos mineiros, a partir de solicitação do deputado Grego da Fundação (PMN).

O encontro promoveu um amplo diálogo entre prefeitos, presidentes de consórcios, vereadores, secretários municipais, especialistas e entidades civis, com o objetivo de discutir desafios, potencialidades e estratégias de fortalecimento dos consórcios públicos em Minas Gerais. Um dos principais entraves apontados foi o sub financiamento dos consórcios.

A expectativa é de que o problema seja minimizado com a promulgação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 5/23, de autoria do deputado Grego da Fundação. A proposição prevê a transferência direta de recursos estaduais aos consórcios públicos que atuam nos municípios, acrescentando os parágrafos 6º e 7º ao artigo 160-A da Constituição do Estado.

Durante a audiência, que também marcou oficialmente o lançamento da Frente Parlamentar, diversos gestores de consórcios e representantes dos poderes Executivo e Legislativo estaduais e municipais estiveram presentes.

Presidente do Cimams e da Associação Mineira de Consórcios Intermunicipais (AMICIs), Adaildo Tampinha Rocha destacou a importância da atuação conjunta entre os consórcios e o Estado. Ele relembrou sua experiência à frente do CISARP e a relevância da cooperação estadual na implementação de serviços públicos:

“Quando levamos a pauta dos consórcios à discussão, entendemos sua importância para facilitar a vida das pessoas. O consórcio veio com a missão de unir forças, compartilhar experiências e buscar soluções conjuntas para problemas comuns. Mesmo que as regiões tenham suas particularidades, os desafios são semelhantes — e a troca de experiências nos permite encontrar caminhos coletivos para resolvê-los”, afirmou Tampinha.

O dirigente reforçou ainda a necessidade de diálogo entre os consórcios e os órgãos de controle, especialmente com a possível regulamentação da PEC. “Precisamos que os parlamentares nos ajudem a criar mecanismos junto aos órgãos fiscalizadores, garantindo segurança jurídica aos prefeitos. O nosso objetivo é o mesmo: levar políticas públicas de qualidade à população. Essa discussão precisa sair da Assembleia Legislativa e chegar à Câmara Federal, para que possamos, de fato, melhorar a vida dos cidadãos”, concluiu.

Presidente da Rede Nacional de Consórcios Públicos, Victor Borges ressaltou a necessidade de maior integração do Governo de Minas com as iniciativas regionais. “O maior desafio em nível estadual é que o governo crie um ponto focal em suas secretarias, para aproveitar melhor o potencial dos consórcios. Minas Gerais é o estado com o maior número de consórcios do País”, destacou Victor Borges.

PRESIDENTE do Cimams, Adaildo Rocha, durante a audiência

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Associação Brasileira das Mulheres recebe homenagem pelos 40 anos
Associação Brasileira das Mulheres recebe homenagem pelos 40 anos
Cidade registra média histórica
Cidade registra média histórica de 200,7 mm
Adote um Leitor apoia escolas vulneráveis
Adote um Leitor apoia escolas vulneráveis
Comércio de Montes Claros tem horário especial
Comércio de Montes Claros funciona em horário especial
Fiscalização do Procon-MPMG aponta irregularidades em postos de combustíveis
Fiscalização aponta irregularidade sem postos de combustíveis da região
Agência Móvel da Copasa chega a Montalvânia
Agência móvel da Copasa chega a Montalvânia
Bazar Presente é realizado neste fim de semana no bairro Canelas
Bazar Presente reforça solidariedade em MOC
Grande mutirão finaliza ações contra a dengue
Grande mutirão finaliza ações contra a dengue
Governo entrega Medalha dos Gerais em Matias Cardoso
Montes Claros ganha neste sábado o Leo Clube
Padre recebe Título de Cidadão Honorário
Presunto de Porco do Cerrado é Campeão Nacional
Agricultura irrigada é tema de mesa redonda
Procon-MPMG aplica multa de R$ 11,7 mi à Cemig
INMET divulga alerta para 114 cidades da região
Unicef discute baixa cobertura vacinal no Norte de Minas
Agro brasileiro no centro das discussões globais 
Associação Brasileira das Mulheres recebe homenagem pelos 40 anos
Cidade registra média histórica de 200,7 mm
Uberlândia com bebês abaixo do peso 
ALMG adia projetos do orçamento e do PPAG