Foi realizada a 60ª reunião ordinária do grupo gestor do Fundo Especial do Ministério Público (Funempi). O objetivo foi apresentar, para análise, e deliberar sobre a destinação de recursos para projetos de interesse público.
O grupo aprovou a destinação de cerca de R$ 4 milhões para iniciativas que preveem a preservação das veredas no Norte de Minas, a implementação de ações para a devida destinação de resíduos sólidos, com o fim dos lixões, em benefício da população de 12 municípios no Noroeste de Minas, bem como para projeto que busca a aquisição, pela Polícia Civil, de sistema tecnológico que contribuirá para investigações criminais em Murtaé e região.
No início de novembro, o grupo coordenador do Funempi já havia aprovado a liberação de quase R$ 23 milhões em recursos para o financiamento de 20 projetos ligados a temas como coleta seletiva, consciência ambiental, ações antitabagismo, exames especiais de trânsito, auxílio de custos hospitalares e sistema de transparência de recursos estaduais.
Ao final da reunião desta quarta-feira, o procurador de Justiça Jaeson Rafael Campos Rizzi, presidente do fundo, fez questão de agradecer a equipe e os conselheiros que atuaram nos últimos quatro anos na gestão e destinação dos recursos do Funempi.
O procurador enfatizou a importância das discussões, análises críticas e troca de ideias que permitiram avançar com diversos projetos em benefício da sociedade mineira. “Nosso desafio é fazer com que esses recursos cheguem à comunidade e às pessoas que mais necessitam deles”, afirmou.
RECURSOS
Além disso, foi aprovada a suplementação de recursos para despesas realizadas em 2024 pela Central de Apoio Técnico (Ceat) do NPMG.
SOBRE O FUNEMPI
Regulamentado pela Lei Complementar nº 67/2009, o Funempi destina recursos financeiros a órgãos e entidades que atuam na defesa do patrimônio público e social, do meio ambiente e de outros interesses difusos e coletivos. Sua principal função é viabilizar a reconstituição de bens lesados, promovendo, ainda, o reaparelhamento e a modernização de instituições para a proteção de direitos coletivos.