Com diversas inovações, a 32ª Festa Nacional do Pequi terá início, no próximo dia 7, com uma programação variada baseada na gastronomia e na cultura. Na Avenida Viriato Ribeiro, ao lado do Parque Cândido Canela, ocorrerá o Festival Sabores dos Gerais, que projeta celebrar a riqueza e a diversidade dos frutos do cerrado, resultado do projeto de mesmo nome que está mapeando o Arranjo Produtivo Local (APL) do Pequi e desenvolvendo ações de promoção e valorização da cultura alimentar geraizeira. Umbu, buriti, baru, mangaba, tamarindo, maracujá do mato, estes e outros ingredientes do cerrado norte-mineiro ganham destaque valorizando a riqueza da diversidade e identidade local.
Neste sentido, o público vivenciará diversas experiências conhecendo e saboreando os diferentes frutos do cerrado Norte Mineiro. O espaço contará com um palco musical, espaço gastronômico dedicado à Cozinha Geraizeira, espaços de vendas de produtos derivados dos frutos e artesanato local, e um espaço de promoção e visibilidade dos conhecimentos tradicionais.
Para a coordenadora do projeto Sabores do Gerais, Sarah Melo, “poder contar com o projeto Sabores do Gerais nessa celebração é motivo de orgulho e a confirmação de que estamos no caminho certo. É unir tradição e inovação, aproximando o público das riquezas do nosso território e do trabalho de quem vive e preserva a biodiversidade. Mais que um projeto, o Sabores do Gerais é um selo de identidade cultural e gastronômica de Montes Claros, consolidando a cidade como referência da cozinha geraizeira”.
Secretário municipal de Aceleração Econômica, Glenn Andrade destaca que o projeto Sabores do Gerais simboliza a união entre cultura, economia e sustentabilidade. “A presença do projeto Sabores das Gerais dentro da Festa Nacional do Pequi representa mais que uma ação de promoção cultural; é uma demonstração prática de como a economia criativa e a sustentabilidade caminham juntas para impulsionar o desenvolvimento regional e afirmar Montes Claros como referência nacional em gastronomia de identidade.”
PREPARA GASTRONOMIA Neste sentido, em parceria com o Sebrae Montes Claros, Bares e Restaurantes locais que participam do programa de capacitação Prepara Gastronomia, apresentarão cardápios especiais desenvolvidos com os ingredientes do território. Além disto, o público poderá apreciar uma demonstração de Cozinha Viva com a chef Bernadete Guimarães demonstrando técnicas e combinações que unem tradição e inovação.
O Espaço Saberes e Fazeres, assinado pelo Idene – Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais – oferecerá ao visitante um mergulho no modo de viver do povo geraizeiro através de experiências reais de diferentes regiões do território.